MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

China nega embargo à exportação de terras raras

O Ministério do Comércio da China desmentiu ontem reportagem segundo a qual Pequim teria embargado a exportação de terras raras aos Estados Unidos e à Europa. Ao desmentir a alegação, o Ministério assegurou que a China "continuará a fornecer terras rar

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.10.2010, 09:15:00 Editado em 27.04.2020, 20:55:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Ministério do Comércio da China desmentiu ontem reportagem segundo a qual Pequim teria embargado a exportação de terras raras aos Estados Unidos e à Europa. Ao desmentir a alegação, o Ministério assegurou que a China "continuará a fornecer terras raras para o mundo". De acordo com o Ministério, as reportagens veiculadas pela mídia sobre o embargo são "falsas" e "sem fundamento".

continua após publicidade

A China é responsável por 97% da produção mundial de minerais de terras raras, um conjunto de substâncias de ampla aplicação nas indústrias militar e de alta tecnologia. O uso das terras raras por essas indústrias vai da construção de painéis solares e turbinas eólicas à de mísseis teleguiados.

continua após publicidade

O jornal norte-americano New York Times noticiou ontem em sua página na internet que, semanas depois de ter embargado a exportação de terras raras ao Japão, a China teria passado a aplicar a suspensão também aos compradores nos EUA e na Europa.

continua após publicidade

O periódico norte-americano cita fontes anônimas para informar que autoridades alfandegárias chinesas começaram a impor as restrições na manhã da última segunda-feira, depois de semanas de atrasos na entrega de alguns carregamentos de terras raras para o Ocidente. A revelação veio à tona no mesmo dia em que a mídia chinesa noticiou que Pequim planeja reduzir as cotas de exportação de minerais de terras raras em 2011.

De acordo com empresas de carga, empresas de exportação e compradores desses minerais, a alfândega chinesa tem examinado mais detalhadamente os carregamentos destinados a exportação, normalmente alegando como motivo a intenção de reprimir o comércio ilegal de minerais de terras raras.

continua após publicidade

Mark A. Smith, executivo-chefe da Molycorp, maior produtora de terras raras dos Estados Unidos, não demonstrou preocupação com a aparente suspensão das exportações, mas observou que a estratégia chinesa de limitar as exportações expõe a necessidade de se buscar fornecedores alternativos das matérias-primas.

continua após publicidade

Em Berlim, o ministro da Economia da Alemanha, Rainer Bruederle, disse hoje que o gabinete de governo do país aprovou uma nova estratégia com o objetivo de desenvolver parcerias com outros países produtores de minerais de terras raras, informa a agência Associated Press.

Ainda segundo o ministro, a Alemanha também colocará o tema em debate nas próximas reuniões do Grupo dos Oito (G-8, composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Itália, Japão e Rússia) e do Grupo dos 20 (G-20, que reúne as nações mais industrializadas e as principais potências emergentes do mundo). As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "China nega embargo à exportação de terras raras"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!