Geral

Estoque das empresas sobe 0,6% em agosto nos EUA

Da Redação ·

Os estoques das empresas dos Estados Unidos subiram 0,6% em agosto ante julho, para US$ 1,387 trilhão, em termos ajustados sazonalmente, informou hoje o Departamento do Comércio em relatório. A média das estimativas dos analistas previa um aumento de 0,5%. O relatório mostrou ainda que as vendas das empresas cresceram 0,1% em agosto, para US$ 1,093 trilhão, o melhor resultado desde abril.

continua após publicidade

A relação entre estoques e vendas ficou em 1,27 em agosto, ante 1,26 em julho. Essa proporção indica como as empresas estão equilibrando oferta e demanda por meio do cálculo do tempo, em meses, que uma empresa demoraria para vender todo seu estoque atual. Os dados de julho foram revisados para mostrar aumento de 1,1% nos estoques, em vez da alta de 1% calculada anteriormente.

continua após publicidade

Os atacadistas foram responsáveis por cerca de 30% dos estoques das empresas, as fábricas atingiram 38% e as varejistas foram responsáveis pelo restante. Os estoques dos atacadistas aumentaram 0,8% em agosto, enquanto os das indústrias manufatureiras cresceram 0,1% e os das varejistas subiram 1%.

Boa parte do aumento dos estoques do varejo ocorreu no segmento automotivo e de peças, onde houve alta de 3%. Excluindo carros, outros estoques do varejo subiram 0,2%. Os estoques nas lojas de vestuário avançaram 0,3%, enquanto os de móveis aumentaram 0,5%. Os estoques de materiais de construção recuaram 0,3% e os de alimentos e bebidas caíram 0,1%. As informações são da Dow Jones.