Geral

Primeiros resgates aos mineiros levam alívio e alegria

Da Redação ·
 Segundo resgatado durante a madrugada, Mario Sepúlveda comemora salvamento com gritos de "Chi, Chi, Chile". Em sua primeira entrevista, ele pediu para ser tratado como mineiro, não como artista
fonte: AFP
Segundo resgatado durante a madrugada, Mario Sepúlveda comemora salvamento com gritos de "Chi, Chi, Chile". Em sua primeira entrevista, ele pediu para ser tratado como mineiro, não como artista

O Chile tirou na madrugada desta quarta-feira os primeiros dos 33 mineiros que ficaram dois meses presos centenas de metros sob a terra em uma mina no norte do país, dando início ao fim de um pesadelo que durou 68 dias e mobilizou a atenção de todo o mundo.

continua após publicidade

Pouco depois da meia-noite, o mineiro Florencio Ávalos foi o primeiro a sair da mina, em meio a aplausos e aos gritos de "Chi, Chi, Chile”. Ávalos abraçou Byron, seu filho de sete anos, e sua mulher, Mônica, e cumprimentou o presidente chileno, Sebastián Piñera, e funcionários do governo.

O presidente fez questão de saudar o sucesso da operação, que tem sido apresentado por ele como obra de seu governo.

continua após publicidade

- O primeiro mineiro já está conosco; abraçou sua esposa Mônica e seu filho Byron com uma ternura que nos comoveu.

Com boa aparência e mostrando tranquilidade, o mineiro foi colocado em uma maca e levado ao hospital de campanha montado na mina.

Casado e pai de dois filhos, Ávalos era o segundo na hierarquia do grupo de 33 mineiros, depois do chefe de turno, Luis Urzúa, que, segundo a ordem anunciada, deve ser o último a ser resgatado.

continua após publicidade

Um dos mineiros mais experientes do grupo, Ávalos, 31, iniciou a subida de 622 metros após a cápsula ser baixada ao fundo da mina levando o socorrista Manuel González.

Ávalos recebeu instruções de González, se despediu dos companheiros e colocou uma roupa especial, antes de entrar na cápsula e partir para uma viagem de 16 minutos rumo à superfície.

Mineiro, não artista

continua após publicidade

O segundo a sair da mina foi Mario Sepúlveda, 39, após a cápsula ser baixada com o socorrista Roberto Ríos, sargento da Marinha chilena.

Sepúlveda chegou à superfície com o humor de um chefe de torcida, abraçando diversas vezes o presidente Piñera, a primeira-dama e vários funcionários e membros da equipe de resgate.

continua após publicidade

O mineiro distribuiu várias rochas de lembrança para Piñera, o ministro da Mineração, Laurence Golborne, e outros presentes.

Após dar muitas risadas com o presidente e com os diversos funcionários que o receberam, Sepúlveda puxou a "torcida" aos gritos de "Chi, Chi, Chile".

Finalmente, o mineiro foi obrigado a deitar em uma maca para ingressar no hospital de campanha, onde todos os resgatados passarão por exame.

continua após publicidade

Ele foi o primeiro a falar com a imprensa e disse que só quer voltar a ter uma vida normal.

- Não nos tratem como artistas. Quero que continue me tratando como um trabalhador, como um mineiro.

Sepúlveda fez grandes elogios ao governo, ao presidente e aos trabalhadores do resgate, mas também pediu “mudanças profundas” nas condições de trabalho no país.

continua após publicidade

O mineiro Juan Illanes, 52, terceiro a ser resgatado, chegou à superfície às 2h08. Casado, ele e é veterano de um conflito fronteiriço entre o Chile e Argentina, em 1978.

Fênix

continua após publicidade

A operação de resgate começou efetivamente às 23h20 (hora local e de Brasília) desta terça-feira (12), com a descida de Manuel González pelo duto, após Piñera lhe desejar pessoalmente "muito boa sorte" na boca do poço.

Os familiares dos mineiros aplaudiram e cantaram o hino nacional quando teve início a descida da cápsula Fenix 2, uma das três sondas desenvolvidas por uma empresa chilena, com ajuda da Nasa (agência espacial americana).

Dezesseis minutos depois, a cápsula de resgate chegou ao fundo da mina, e Manuel González foi recebido com abraços e aplausos pelos 33 mineiros, sendo também saudado pelo presidente.

- Este é um resgate que não tem paralelo na história da humanidade. Jamais haviam tentado um resgate assim.

O presidente afirmou que a "fé moveu montanhas" e que "a força e a coragem" dos mineiros e de todo o povo chileno "tornaram possível o milagre" do resgate.

Piñera lembrou o terremoto e tsunami que devastaram o país no início do ano e destacou a incrível capacidade e união e de reconstrução do povo chileno.

Depois foram resgatados o boliviano Carlos Mamani, 23, o único estrangeiro entre os mineiros. Ele deve receber a visita do presidente boliviano, Evo Morales, na manhã desta quarta-feira.

Grupos

Último do grupo dos “mais hábeis”, eleito para abrir o resgate, Jimmy Sánchez, de 19 anos, chegou à superfície, sob aplausos e gritos de felicitações, mas aparentando estar abatido e nervoso, mais do que seus quatro antecessores.