MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Rede social promete ajudar estudante na preparação para o Enem

Uma rede social nos moldes do Orkut, Twitter e Facebook promete ajudar os estudantes a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lançada há cerca de um mês, a rede “Eu No Enem” tem 12 mil usuários, segundo seus criadores.   Ao se ca

Da Redação

·
 Rede social "Eu No Enem", que tem 12 mil usuários, segundo seus criadores
Icone Camera Foto por Divulgação
Rede social "Eu No Enem", que tem 12 mil usuários, segundo seus criadores
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.10.2010, 17:57:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Uma rede social nos moldes do Orkut, Twitter e Facebook promete ajudar os estudantes a se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Lançada há cerca de um mês, a rede “Eu No Enem” tem 12 mil usuários, segundo seus criadores.

continua após publicidade

Ao se cadastrar, o estudante tem acesso a grupos de discussão sobre as disciplinas que caem na prova e a debates sobre atualidades. Pode também fazer perguntas a professores e mandar redações para serem corrigidas.

continua após publicidade

“Percebemos um sentimento de cooperação. Os estudantes se ajudam”, disse o gerente de conteúdo da rede, Rodrigo Storino. A rede foi criada pela mesma equipe da Escola 24 Horas, site que vende conteúdo educacional.

Segundo Storino, a equipe monitora a rede para evitar a publicação de conteúdo inapropriado, bullying e divulgação indevida de propaganda. “Até agora tivemos poucos problemas. Os próprios alunos se moderam”, afirmou.

continua após publicidade

Para a pedagoga Heloisa Machado, que é gerente de serviços da rede, os estudantes acessam o site para trocar informações sobre o exame. “Está produtivo. Entram com o intuito de estudar. Alunos do Brasil todo postam o que estão estudando”, afirmou.

A professora de espanhol Rita de Cacia Pachini de Souza insere perguntas e respostas na rede, disponibiliza links de jornais espanhóis e mantém um blog do idioma.

Este será o primeiro ano em que o Enem terá língua estrangeira. O estudante pode optar por inglês ou espanhol. “Dou dicas sobre os falsos cognatos e verbos”, disse Rita.

continua após publicidade

A sugestão da professora é que os estudantes leiam textos de jornais em espanhol e que tentem compreender o que estão lendo para treinar para o Enem. “Cai muita interpretação de texto”, afirmou Rita.

Segundo a professora, a principal diferença entre trabalhar no ambiente da internet e dar aulas em escolas é que o retorno dos estudantes não é imediato. “Você fica na expectativa da resposta”, disse. Por outro lado, a professora comemora o fato de ensinar apenas a quem está interessado na disciplina. “Acessa quem gosta e quer aprender”.

O estudante Pedro Henrique, de 17 anos, que mora em Cotia, na Grande São Paulo, disse acessar a rede para buscar informações sobre atualidades e biologia. “Tenho mais dificuldade em biologia. Já tirei dúvidas com outros estudantes e professores”, disse. Pedro disse que conheceu o site por um primo que já usava.

Candidato a uma vaga no curso de engenharia elétrica da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Federal do ABC (UFABC), o adolescente estuda pela manhã na escola e à tarde em casa. “Não quis fazer cursinho ainda. Se não entrar, faço no ano que vem”, afirmou.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Rede social promete ajudar estudante na preparação para o Enem"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!