MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Palestinos rejeitam oferta de Israel sobre construções em assentamentos

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, ofereceu nesta segunda-feira renovar o congelamento em assentamentos judaicos na Cisjordânia em troca do reconhecimento por parte dos palestinos de Israel como um “Estado judeu”.   As autoridades

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.10.2010, 17:12:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:19
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O primeiro-ministro israelense, Binyamin Netanyahu, ofereceu nesta segunda-feira renovar o congelamento em assentamentos judaicos na Cisjordânia em troca do reconhecimento por parte dos palestinos de Israel como um “Estado judeu”.

continua após publicidade

As autoridades palestinas, no entanto, rejeitaram a proposta logo em seguida.

continua após publicidade

A oferta, feita em discurso no Parlamento israelense, ocorre em meio à retomada das negociações de paz na região, em que a questão dos assentamentos é considerada central.

“Se a liderança palestina disser, de forma inequívoca, que reconhece Israel como o Estado nacional do povo judeu, estarei pronto para reunir meu gabinete e pedir para uma nova moratória nas construções (nos assentamentos)”, disse Netanyahu.

O primeiro-ministro vinha resistindo à pressão e aos pedidos dos EUA de renovar o congelamento dos assentamentos. Por outro lado, seus aliados e parcela da população defendem o direito de construir nos territórios.

continua após publicidade

Autoridades palestinas argumentaram no passado que reconhecer Israel como um Estado judeu comprometeria os direitos dos 20% da população israelense que não são judeus e anularia a possibilidade de 500 mil refugiados palestinos e seus descendentes retornarem ao país.

Impasse

Um negociador palestino de alto escalão disse nesta segunda-feira que os palestinos já reconhecem o Estado de Israel e que o verdadeiro impasse que ameaça os diálogos são os assentamentos em terras reivindicadas por palestinos, relata Wyre Davies, correspondente da BBC em Jerusalém.

Um congelamento temporário imposto por Israel em suas construções na Cisjordânia expirou no dia 26 de setembro, e os palestinos ameaçam abandonar as negociações de paz caso ele não seja renovado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Palestinos rejeitam oferta de Israel sobre construções em assentamentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!