Geral

Apreendido quase 1t de maconha no mês de setembro

Da Redação ·

O grupo de inteligência da Polícia Militar – a Força Samurai – tem trabalhado com intensidade para conter a criminalidade, principalmente o Narcotráfico, em todo o Paraná. Somente no mês de setembro deste ano, as equipes da unidade detiveram 43 pessoas, além de apreender quase uma tonelada de maconha e mais de sete quilos de crack. Os números fazem parte do relatório da Força Samurai. “Os dados mostram que o tráfico de drogas tem sido combatido com firmeza”, afirma o Comandante da Central de Inteligência da PM, tenente-coronel Milton Isack Fadel Júnior.  

continua após publicidade

No mesmo período, a Força Samurai também recolheu durante as ações 40 granadas, 23 armas de fogo, mais de 15 mil munições, quatro coletes balísticos, três rádios-comunicadores. “Também em setembro, foram apreendidos R$ 4.692 em dinheiro junto aos suspeitos abordados e oito adolescentes suspeitos de crimes foram encaminhados para averiguações”, afirma o tenente-coronel. Também mais de um quilo de pasta base foi encontrado pelo grupo de inteligência. “Estas ações fortalecem o trabalho policial contra o narcotráfico. Os esforços da unidade têm apresentado resultados positivos”, diz o policial.

continua após publicidade

No mesmo mês as equipes também recolheram 21 veículos, duas balanças de precisão, 35 volumes (embalagens fechadas, geralmente contendo contrabando) e 50 maços de cigarro, 16 celulares e 30 pneus também de origem ilegal foram apreendidos, assim como outros 35 volumes de mercadorias de procedência semelhante. “Como mostra o relatório, o combate ao tráfico de drogas também possibilita que as equipes façam apreensões de outros materiais e evitem crimes ligados ao narcotráfico”, diz Fadel.

DOIS ANOS - Desde a criação do grupo, em Maio de 2008, os números acumulados são significativos para a corporação e para a sociedade paranaense. Entre presos e apreendidos, a Força Samurai já retirou de circulação 1.007 pessoas.Foram apreendidas 13,5 toneladas de maconha, mais de 278 kg de crack, mais de 160 kg de cocaína e também 9,5 kg de pasta base para a fabricação de cocaína. No mesmo período, 342 armas de fogo de diversos calibres foram recolhidas e 25,8 mil munições apreendidas.

continua após publicidade

“A venda de outras drogas, como haxixe, por exemplo, também foi reprimida pelos policiais da Samurai”, detalha Fadel. Em dois anos, já foram recolhidos mais de 9,5kg da substância. Nos dois anos, 365 comprimidos de ectasy e mais de 24 mil pontos de LSD foram encontrados. Também desde 2008, foram apreendidos 14,8 kg de lidocaína, outro gênero de ilícito. A Samurai ainda recolheu seis quilos de benzocaína, desde a sua criação.

Outros materiais, como balanças de precisão (89) e veículos (315) também foram recolhidos em grandes quantidades. Além disso, R$ 577,4 mil foram apreendidos também, incluindo moedas nacionais e estrangeiras. “Isso tudo demonstra que segurança pública também é feita com inteligência, fazendo estudo de casos que podem levar a grandes prisões e apreensões, como a ocorrida recentemente em Curitiba, quando em uma única ocorrência foram apreendidos mais de 800 kg de maconha”, lembra Fadel.