Geral

França 'não descarta' criação de estado palestino

Da Redação ·

O ministro francês das Relações Exteriores, Bernard Kouchner, disse em entrevista publicada neste domingo que a possibilidade de o Conselho de Segurança (CS) da ONU criar um estado palestino não pode ser descartada. Em entrevista ao jornal palestino Al-Ayyam, Kouchner afirmou que a França prefere uma solução negociada com Israel, mas alertou que seu país poderá recorrer ao CS para resolver o conflito. "Nós queremos logo poder dar as boas vindas ao estado da Palestina à ONU", disse Kouchner. "Esta é a esperança e desejo da comunidade internacional, e quanto antes ocorrer, melhor", acrescentou.

continua após publicidade

Kouchner disse ainda que a União Europeia, como maior doadora da Autoridade Palestina, deveria ter um papel mais relevante no processo de paz no Oriente Médio. O francês, acompanhado do ministro espanhol das Relações Exteriores, Miguel Angel Moratinos, iria se reunir hoje com autoridades israelenses no início de uma visita de dois dias à região.

continua após publicidade

O presidente palestino, Mahmoud Abbas, disse neste fim de semana que consideraria alternativas, como apelar ao CS, se travarem as negociações sobre os assentamentos israelenses em território palestino. As informações são da Dow Jones.