Geral

Indonésia: sobe para 124 o número de mortos pela chuva

Da Redação ·
 Estragos provocados pela chuva em Teluk Wondama, na província indonésia de Papua, nesta sexta-feira (8).
fonte: AP
Estragos provocados pela chuva em Teluk Wondama, na província indonésia de Papua, nesta sexta-feira (8).

As autoridades da Indonésia elevaram neste sábado (9) a 124 o número de mortos por causa das enchentes e deslizamentos de terra ocorridos nesta semana na província de Papua, no nordeste do arquipélago.

continua após publicidade

Outras 123 pessoas permanecem desaparecidas em diferentes áreas da província afetadas pelas chuvas torrenciais que começaram na segunda-feira. Até o momento, cerca de mil pessoas ficaram feridas.

O departamento para a Mitigação de Desastres Naturais disse que cerca de 2 mil habitantes, a maioria de aldeias do distrito de Teluk Wondama, estão abrigados em edifícios públicos e escolas das localidades de Manokwari e Nabire.

continua após publicidade

"O número de vítimas aumentará, pois as equipes de resgate continuam com a busca de desaparecidos", disse o departamento.

O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, deve viajar na próxima segunda-feira a Papua para supervisionar as tarefas de assistência e inspecionar as áreas florestais desmatadas ilegalmente nos últimos anos.

Segundo fontes oficiais, a localidade de Wasior está parcialmente soterrada por rios de lodo misturado com escombros e troncos de árvore nas encostas das montanhas que a circundam.

Os trabalhos de resgate, por sua vez, avançam a ritmo lento devido à falta de maquinaria pesada.