MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

China chama de 'blasfêmia' entrega de Nobel a dissidente

O governo da China afirmou nesta sexta-feira que o comitê norueguês "violou e blasfemou" ao conceder o Prêmio Nobel da Paz para o dissidente chinês Liu Xiaobo, de 54 anos, preso no país. O governo advertiu também que os laços entre Noruega e China serã

Da Redação

·
À esquerda, Liu Xiaobo
Icone Camera Foto por AFP
À esquerda, Liu Xiaobo
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.10.2010, 08:58:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:28
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo da China afirmou nesta sexta-feira que o comitê norueguês "violou e blasfemou" ao conceder o Prêmio Nobel da Paz para o dissidente chinês Liu Xiaobo, de 54 anos, preso no país. O governo advertiu também que os laços entre Noruega e China serão afetados por essa escolha. "Liu Xiaobo foi culpado por violar as leis chinesas e sentenciado à prisão pelos órgãos judiciais chineses", alega o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Ma Zhaoxu. "Ao conceder o prêmio a essa pessoa, o comitê do Nobel violou e blasfemou contra o prêmio", afirma o porta-voz em comunicado no site do ministério.

continua após publicidade

"O Prêmio Nobel da Paz deve ser concedido àqueles que trabalham para promover a harmonia étnica, a amizade internacional, o desarmamento e os encontros pela paz. Esses eram os desejos de (Alfred) Nobel", lembra a nota. O funcionário da chancelaria acrescentou que o prêmio ao coautor da Carta 08, um manifesto pedindo reforma política no país comunista, iria "danificar as relações sino-norueguesas". As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "China chama de 'blasfêmia' entrega de Nobel a dissidente"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!