MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ameaça da Al-Qaeda leva EUA e Grã-Bretanha a advertir cidadãos

Os EUA e a Grã-Bretanha emitiram ontem alertas sobre possíveis atentados terroristas na Europa. As advertências foram dirigidas, inicialmente, a seus próprios cidadãos e tiveram como base a confirmação, pela inteligência americana, da informação de que

Da Redação

·
 Atenção. Em Paris, soldados franceses fazem segurança na Torre Eiffel: ameaça da Al-Qaeda
Icone Camera Foto por Thomas Coex - AFP
Atenção. Em Paris, soldados franceses fazem segurança na Torre Eiffel: ameaça da Al-Qaeda
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.10.2010, 09:05:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os EUA e a Grã-Bretanha emitiram ontem alertas sobre possíveis atentados terroristas na Europa. As advertências foram dirigidas, inicialmente, a seus próprios cidadãos e tiveram como base a confirmação, pela inteligência americana, da informação de que a rede Al-Qaeda e seus aliados no Paquistão e no Norte da África estariam organizando os atentados. Os alvos potenciais seriam cidades da França, Alemanha e Grã-Bretanha.

continua após publicidade

O Departamento de Estado advertiu aos americanos que estão na Europa e aos que têm viagem marcada ao continente sobre o risco de atentados e disse que os sistemas de transporte e infraestruturas que servem ao turismo seriam os possíveis alvos.

"Informações recentes sugerem que a Al-Qaeda e suas organizações afiliadas continuam a planejar ataques terroristas. Os governos europeus tomaram medidas de vigilância contra um ataque terrorista", afirmou o comunicado. "Os terroristas escolheram e atacaram metrôs e estradas de ferro, assim como os serviços aéreo e marítimo", diz a nota, referindo-se aos atentados de 2001, nos EUA; de 2004, em Madrid; e 2005, em Londres.

continua após publicidade

"Em estreita cooperação com os EUA nas ações de contraterrorismo, o governo britânico elevou ontem para o nível de "alto risco" as viagens de seus cidadãos à França e Alemanha. Mas manteve o status mais moderado, de "risco severo", em seu território. Segundo o Ministério do Interior da Grã-Bretanha, o alerta americano mostrou-se "consistente" com avaliação britânica. "Como já deixamos claro, enfrentamos uma ameaça séria e real vinda do terrorismo. Nosso nível de ameaça continua em severo, o que significa que um ataque é muito provável", afirmou Theresa May, secretária britânica do Interior.

Assim como a Grã-Bretanha, a França não alterou o grau doméstico de risco de atentado, atualmente no patamar "vermelho", de ameaça elevada. O Ministério do Interior da Alemanha, por sua vez, afirmou que "não há ainda evidências concretas de um iminente ataque" a seu país.

Na semana passada, agentes da CIA afirmaram que terroristas da Al-Qaeda estariam preparando atentados contra cidades europeias na mesma escala dos ataques coordenados de 2008 em Mumbai, na Índia, que deixaram 173 mortos. A CIA tem realizado vários ataques com aviões não tripulados contra militantes no Paquistão e intensificado a busca dos líderes da Al-Qaeda.

continua após publicidade

O pivô dos alertas teria sido o depoimento de um alemão de origem afegã, Ahmed Siddiqui, que foi preso no Paquistão e delatou o envolvimento direto de Osama bin Laden na operação. Britânicos de origem paquistanesa presos no Paquistão forneceram informações similares.




Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ameaça da Al-Qaeda leva EUA e Grã-Bretanha a advertir cidadãos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!