MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Protesto de policiais toma ruas e aeroporto de Quito

Centenas de membros da Polícia Nacional do Equador realizam um grande protesto nesta quinta-feira, concentrando-se em quartéis e se recusando a patrulhar as ruas do país. A intenção dos policiais é protestar contra a aprovação de uma lei no Congresso q

Da Redação

·
 Presidente Rafael Correa (da esq. para dir., segundo homem de terno e de costas) é retirado do regimento Quito
Icone Camera Foto por AFP
Presidente Rafael Correa (da esq. para dir., segundo homem de terno e de costas) é retirado do regimento Quito
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.09.2010, 13:35:00 Editado em 27.04.2020, 20:56:48
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Centenas de membros da Polícia Nacional do Equador realizam um grande protesto nesta quinta-feira, concentrando-se em quartéis e se recusando a patrulhar as ruas do país. A intenção dos policiais é protestar contra a aprovação de uma lei no Congresso que afetará os rendimentos da categoria. Os policiais também tomaram o aeroporto de Quito e fecharam rodovias e ruas em várias cidades. A manifestação foi iniciada pelos policiais e ganhou apoio dos militares.

continua após publicidade

Reportagens da imprensa equatoriana afirmam que os protestos nas sedes da polícia em Quito, contra o governo do presidente Rafael Correa, já se espalharam por várias partes do país. Aparentemente, os policiais não ameaçam derrubar o governo.

continua após publicidade

O jornal El Comercio afirmou que mais de mil policiais protestaram em frente aos quartéis, na parte norte de Quito, marchando e gritando que "Correa está com problemas, pois mexeu com a polícia".

Correa foi até a sede do regimento em Quito, na manhã desta quinta-feira, e disse aos manifestantes que não irá recuar nas reformas. "Se vocês querem matar o presidente, podem matá-lo", disse Correa em discurso diante dos manifestantes. "Este presidente não recuará um único passo", acrescentou ele, no poder desde janeiro de 2007.

continua após publicidade

A nova lei do Serviço Público pode tirar benefícios econômicos das forças de segurança. Com queimas de pneus e bombas de gás lacrimogêneo, policiais tomaram o Regimento Quito e outros destacamentos policiais em Guayaquil e em outras cidades, fechando ainda rodovias de acesso à capital. Segundo as emissoras locais, os militares tomaram o controle do Aeroporto Mariscal Sucre, em Quito.

continua após publicidade

O jornal El Universo, de Guayaquil, afirma que os policiais querem um bônus, a garantia dos anos previstos para as promoções, entre outros pontos. Em Guayaquil, vários pontos estão bloqueados pela polícia, entre eles a Ponte da Unidade Nacional e a de Portete.

O El Universo informa que o chefe do Estado-Maior, general Florencio Ruiz, falou com o auxílio de um megafone aos manifestantes. Ruiz disse que já conversou com autoridades no Legislativo e no Executivo, expondo os problemas para a polícia desta reforma. O general enfatizou a importância de os policiais escutarem o ministro da Casa Civil, Gustavo Jalkh. Com informações da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Protesto de policiais toma ruas e aeroporto de Quito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!