Mais lidas
Ver todos

    Geral

    Recém-reaberto, zoológico de São Paulo completa 60 anos nesta sexta

    Escrito por FolhaPress
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    CRISTIANO CIPRIANO POMBO

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Criado em 1957, o Parque Zoológico de São Paulo foi aberto ao público oficialmente em 16 de março de 1958.

    Há 60 anos, quando da inauguração, que contou a presença do governador Jânio Quadros, a principal preocupação dos administradores do local era com a segurança, especialmente a dos animais.

    Com a presença de 482 animais, temia-se que, sem a cultura de visitação a ambientes com animais silvestres, a população poderia jogar alimentos inapropriados aos bichos.

    "Há a mais absoluta segurança. Todas as instalações que contêm animais ferozes foram previamente testadas. O público pode ficar descansado neste particular. Nossa preocupação máxima, porém, é proteger os bichos do público", afirmou Emílio Varoli, diretor do Departamento de Caça e Pesca da Secretária da Agricultura.

    A segurança quanto às instalações tinha base também no laudo feito pelo zoólogo Heini Hediger, expert e responsável por zoos na Europa, que apontou muitos diferenciais do local durante vistoria feita ao zoológico em 2 de agosto de 1957, entre eles a vegetação.

    Mesmo assim, nem tudo saiu como planejado. A chuva, por exemplo, atrapalhou a vida de quem visitava o local.

    Em seis décadas, o zoológico cresceu, tornou-se referência em pesquisa e já foi notícia em relação aos mais variados assuntos, do nascimento e morte de animais, visitação noturna, crises de administração e até casos pouco comuns, como o do cachorro raivoso que atacou e matou animais (entre eles uma paca) em 1970, o do balão que causou a morte de antílope raro em 1978 e do saco plástico de biscoito que matou uma ema em 1979.

    Quem há mais tempo habita o zoológico são três pelicanos, que têm 55 anos e vivem 50 deles na Água Funda. Já o novato no pedaço é um flamingo chileno.

    E esses animais, assim como outros em extinção (mico leão-dourado, mico leão-preto, muriqui, por exemplo), podem ser novamente vistos.

    Isso porque o Parque Zoológico de São Paulo foi reaberto nesta quinta (15). O local, assim como o Zoo Zafari, foi fechado no dia 23 de janeiro, devido à morte de um macaco bugio por causa da febre amarela no Parque Estadual das Fontes do Ipiranga.

    Para marcar a reabertura, o parque festejará seu sexagésimo aniversário com entrada grátis.

    FUNDAÇÃO PARQUE ZOOLÓGICO DE SÃO PAULO

    ENDEREÇO: avenida Miguel Estéfano, 4.241, na Água Funda

    FUNCIONAMENTO: segunda a domingo, das 9h às 17h (bilheterias funcionam até 16h30)

    QUANTO Atrações e preços de ingressos podem ser consultados em: www.zoologico.com.br

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    A luta das mulheres por direitos no Brasil, com Aline Rocha e Gabriela Sacchelli

    Deixe seu comentário sobre: "Recém-reaberto, zoológico de São Paulo completa 60 anos nesta sexta"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.