Saiba mais sobre os agentes neurotóxico Novichok - TNOnline
Mais lidas
Ver todos

Geral

Escrito por FolhaPress
Publicado em Editado em
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Novichok —agente identificado pelas autoridades britânicas no envenenamento do ex-espião russo Serguei Skripal e sua filha, Iulia— é uma série de substâncias tóxicas desenvolvidas pela União Soviética nos anos 1970 e 1980.

Supostamente, são os mais letais agentes neurotóxicos jamais feitos. Algumas variantes são de cinco a oito vezes mais potentes que o VX -- substância usada para matar Kim Jong-nam, meio-irmão do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, na Malásia.

Em artigo publicado em 1992, o cientista russo Vil Mirzayanov informa muito do que se sabe sobre o Novichok —ele chegou a ser preso sob a acusação de ter revelado segredos de Estado, mas solto depois. Ele vive nos EUA hoje.

O Novichok aparece em forma de um pó muito fino, em vez de gás ou vapor.

Ele provoca a contração involuntária de todos os músculos, o que leva a uma falência cardíaca e respiratória. A morte é por insuficiência cardíaca ou por sufocamento, já que abundantes quantidades de secreções enchem os pulmões das vítimas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Deixe seu comentário sobre: "Saiba mais sobre os agentes neurotóxico Novichok"

O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

Candidatos

Não encontramos candidatos com o filtro selecionado.