MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Alvo de protestos, ministro do Interior da Eslováquia deixa o cargo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro do Interior da Eslováquia Robert Kalinak anunciou nesta segunda-feira (12) sua renúncia ao cargo, em meio a protestos de rua que pediam sua demissão.  Os manifestantes pedem uma análise independente sobre a morte de

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 12.03.2018, 12:20:00 Editado em 12.03.2018, 12:20:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O ministro do Interior da Eslováquia Robert Kalinak anunciou nesta segunda-feira (12) sua renúncia ao cargo, em meio a protestos de rua que pediam sua demissão. 

continua após publicidade

Os manifestantes pedem uma análise independente sobre a morte de um jornalista que investigava corrupção no país e que já tinha feito reportagens denunciando o ministro -a pasta do Interior é a responsável por conduzir o caso. 

A saída de Kalinak, que também era o vice-premiê, foi exigida pelo Most-Hid, (partido ligado a minoria húngara) que faz parte da coalizão do premiê Robert Fico e que ameaçava deixar o governo caso não tivesse sua demanda atendida. 

continua após publicidade

A saída da sigla da coalizão poderia levar a queda de Fico e a convocação de novas eleições, uma das exigências dos manifestantes. Na última sexta (9), cerca de 50 mil eslovacos participaram de atos contra o governo na capital Bratislava e em outras cidades. 

Foi a maior manifestação no país desde que a Eslováquia se separou da República Tcheca em 1993. 

Os protestos começaram após o jornalista investigativo Jan Kuciak e sua noiva Martina Kusnirova terem sido encontrados mortos com marcas de tiro no dia 25 de fevereiro na casa onde moravam em Velka Maca (45 quilômetros a leste de Bratislava).  

continua após publicidade

A polícia acredita que o crime está ligado a uma reportagem que Kuciak fazia sobre a ligação entre empresários locais e a Máfia italiana. 

Em um artigo anterior, o repórter já tinha mostrado a ligação do ministro Kalinak com um empreendimento suspeito de fraude fiscal em Bratislava. Na ocasião, manifestantes também pediram a saída dele do governo, mas o premiê, que é seu aliado, o manteve no cargo. 

Dessa vez, porém, a pressão foi maior e Kalinak decidiu apresentar sua renúncia nesta segunda. "Assim, espero contribuir para a estabilização da situação na Eslováquia", disse ele. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Alvo de protestos, ministro do Interior da Eslováquia deixa o cargo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!