Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Reino Unido manda 180 militares a cidade para investigar morte de espião

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O Reino Unido mandou especialistas militares à cidade de Salisbury (130 km de Londres) para investigar o envenenamento de um ex-espião russo e de sua filha com um agente tóxico que ataca o sistema nervoso.

Os militares também vão remover objetos potencialmente contaminados da cidade.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Serguei Skripal, 66, e sua filha Iulia, 33, foram achados no domingo (4) desacordados em um banco em um parque da cidade. Eles ainda estão internados em estado grave, segundo a ministra do Interior, Amber Rudd.

Cerca de 180 militares, alguns especialistas em substâncias químicas, foram enviados à cidade para levar ambulâncias e outros veículos que possam ter ligação com o envenenamento.

A polícia isolou diversos locais na cidade, tais como a casa de Skripal, o cemitério em que sua mulher está enterrada, um restaurante e um pub.

publicidade

Autoridades de saúde do país disseram que o risco de exposição ao agente tóxico pelo público em geral é baixo. Segundo o governo, a substância foi identificada, mas a informação não foi divulgada.

REAÇÕES

O Reino Unido responderá de maneira apropriada caso evidências provem que Moscou está por trás de envenenamento por agente tóxico de um ex-espião russo e de sua filha no sul da Inglaterra, afirmou a primeira-ministra Theresa May nesta quinta (8).

publicidade

"Faremos o que for apropriado, faremos o que for certo, se for provado que isso foi patrocinado por um Estado", afirmou May ao canal ITV News, quando questionado sobre se o Reino Unido poderia expulsar o embaixador da Rússia por causa do ataque. "Mas vamos dar à polícia o tempo e o espaço para realmente conduzir suas investigações", acrescentou May.

Moscou nega ter informações sobre o ataque. A porta-voz da Chancelaria, Maria Zakharova, declarou ser uma nova campanha da imprensa mundial contra o Kremlin. ?Só podemos ver isso como uma provocação?, afirmou.

ENVENENAMENTO

publicidade

Alguns dos agentes tóxicos conhecidos que atacam o sistema nervoso são o gás sarin e o VX. Este último é a substância que acredita-se ter sido usada no assassinato de Kim Jong-nam, meio-irmão do ditador da Coreia do Norte, Kim Jong-un, na Malásia.

Ao atacarem o sistema nervoso, eles interrompem ou dificultam funções corporais, levando a convulsões e à morte. Normalmente elas entram no corpo da vítima pelo nariz ou a boca ou absorvidas pelos olhos ou a pele.

Este não é o primeiro caso de exilado russo envenenado no Reino Unido: Alexander Litvinenko (2006) e Alexander Perepilichni (2012) também foram vítimas.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline