Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Geral

publicidade
GERAL

Barcelona retira estátua de empresário que traficava escravos no século 19

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Segundo publicação deste domingo (4) do jornal El País, a cidade de Barcelona retirou da praça Antonio López estátua homônima, que homenageava o empresário que comercializava e traficava escravos no século 19. 

O monumento ao marquês de Comillas (nome de cidade e vila no norte da Espanha) foi retirado por um guindaste da prefeitura. 

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A ação do Conselho Municipal de Barcelona encerrou um pedido histórico de organizações e movimentos civis que pediam a retirada da estátua do empresário que fez fortuna com o tráfico negreiro.

"A remoção da estátua é uma reivindicação de muitas entidades e é uma maneira de reconhecer muitos grupos nesta cidade lutando contra o racismo e a xenofobia", disse o primeiro vice-prefeito, Gerardo Pisarello. "Uma cidade moderna e europeia que quer ser reconhecida como uma cidade de refúgio não pode honrar uma pessoa com as características de Antonio López".

A estátua será transferida para o Centro de Coleções do Museu de História de Barcelona (MUHBA), onde será guardado com o resto do patrimônio da cidade. 

publicidade

A prefeita de Comillas, Maria Teresa Noceda, escreveu uma carta a Ada Colau, prefeita de Barcelona, para dizer que considera o gesto "sem sentido".

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Geral

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline