Mais lidas
Ver todos

    Geral

    Barcelona retira estátua de empresário que traficava escravos no século 19

    Escrito por FolhaPress
    Publicado em Editado em
    Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, .

    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Segundo publicação deste domingo (4) do jornal El País, a cidade de Barcelona retirou da praça Antonio López estátua homônima, que homenageava o empresário que comercializava e traficava escravos no século 19. 

    O monumento ao marquês de Comillas (nome de cidade e vila no norte da Espanha) foi retirado por um guindaste da prefeitura. 

    A ação do Conselho Municipal de Barcelona encerrou um pedido histórico de organizações e movimentos civis que pediam a retirada da estátua do empresário que fez fortuna com o tráfico negreiro.

    "A remoção da estátua é uma reivindicação de muitas entidades e é uma maneira de reconhecer muitos grupos nesta cidade lutando contra o racismo e a xenofobia", disse o primeiro vice-prefeito, Gerardo Pisarello. "Uma cidade moderna e europeia que quer ser reconhecida como uma cidade de refúgio não pode honrar uma pessoa com as características de Antonio López".

    A estátua será transferida para o Centro de Coleções do Museu de História de Barcelona (MUHBA), onde será guardado com o resto do patrimônio da cidade. 

    A prefeita de Comillas, Maria Teresa Noceda, escreveu uma carta a Ada Colau, prefeita de Barcelona, para dizer que considera o gesto "sem sentido".

    Gostou desta matéria? Compartilhe!
    TNTV
    TNTV

    A luta das mulheres por direitos no Brasil, com Aline Rocha e Gabriela Sacchelli

    Deixe seu comentário sobre: "Barcelona retira estátua de empresário que traficava escravos no século 19"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.