MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Venezuela prepara estrutura para as eleições legislativas

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão responsável pela organização das eleições na Venezuela, começou a instalar nesta sexta-feira (24) as mesas onde ocorrerá a votação no próximo domingo (26).   Por todo o país, começaram a ser montadas as "f

Da Redação

·
 Venezuelana passa em frente de pichação nesta quarta-feira (24) em Caracas
Icone Camera Foto por AP
Venezuelana passa em frente de pichação nesta quarta-feira (24) em Caracas
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.09.2010, 14:06:00 Editado em 27.04.2020, 20:57:02
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Conselho Nacional Eleitoral (CNE), órgão responsável pela organização das eleições na Venezuela, começou a instalar nesta sexta-feira (24) as mesas onde ocorrerá a votação no próximo domingo (26).

continua após publicidade

Por todo o país, começaram a ser montadas as "ferraduras" pelas quais os 17 milhões de eleitores passarão para registrar suas escolhas para a Assembleia Nacional do país, e começaram a ser distribuídas as credenciais dos observadores das eleições.

A oposição, que costuma questionar a imparcialidade do CNE, alega que a votação deste ano vai ser bem acompanhada e que há poucas probabilidades de manipulação dos resultados. Foram registrados mais de 183 mil observadores do processo eleitoral, sendo a maior parte ligada a partidos de oposição.

continua após publicidade

Uma organizadora de campanha da candidata oposicionista María Corina explicou ao G1 que haverá testemunhas em todo o país, evitando que haja fraudes. Para garantir a segurança dos votos, os eleitores fazem a seleção em uma urna digital, mas vêm sua escolha impressa e a colocam em uma urna física, para impedir adulteração dos dados eletrônicos.

continua após publicidade

Além dos partidos, organizações e governos de outros países também enviaram observadores externos para acompanhar a votação e impedir fraudes. O trabalho dos convidados teve início na quinta-feira (23), com apresentação do processo eleitoral aos observadores, que vão receber denúncias e fiscalizar a votação.

O voto na Venezuela é secreto, e a oposição se diz preocupada com a pressão de grupos do governo para cobrar o voto de alguns eleitores. Campanhas na imprensa e na TV alertam que os venezuelanos não podem usar câmeras de vídeo e foto na hora de votar, para impedir o registro da escolha em imagens.

Treino

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, declarou que a votação do próximo domingo vai ser um teste para a eleição presidencial de 2012, quando pretende concorrer novamente, apesar de completar 13 anos no poder.

continua após publicidade

Chávez insistiu, durante um comício de encerramento da campanha, na quinta-feira, que nas eleições domingo o que está em jogo são as presidenciais, para as quais já afirmou que se candidatará, "se Deus lhe der vida e saúde". "Estou começando a esquentar para 2012, compadre. Aproveito esta campanha que termina hoje para esquentar os motores para 2012", disse Chávez em um comício no estado de Lara, oeste do país.

Além disso, o presidente venezuelano se declarou "em guerra" e pediu a seus partidários que não dormissem desde esse dia até a segunda-feira (um dia após a eleição), para dedicarem-se por completo a uma operação em que, segundo disse, demolirá a oposição.

continua após publicidade

"O domingo é a grande batalha, e a grande vitória de domingo será o anúncio do que ocorrerá aqui dentro dois anos: as eleições presidenciais de dezembro de 2012, que estão na virada da esquina", declarou Chávez, em um breve discurso a seus seguidores.

As eleições de domingo provavelmente vão ampliar a pluralidade da Assembleia, que em 2005 ficou completamente em mãos do chavismo, já que a oposição se retirou da campanha. A abstenção foi de 75%.

Nas eleições de 2012 também serão escolhidos os governadores dos Estados.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Venezuela prepara estrutura para as eleições legislativas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!