Geral

SP tem o inverno mais seco dos últimos quatro anos

Da Redação ·
 Tempo seco colocou a capital paulista em estado de atenção em 11 dias do mês de agosto
fonte: JB Neto/AE
Tempo seco colocou a capital paulista em estado de atenção em 11 dias do mês de agosto

A capital paulista registrou, neste ano, seu inverno mais seco desde 2007. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em São Paulo, no trimestre que corresponde aos meses de junho, julho e agosto choveu 107 mm (30% do equivalente ao mesmo período de 2009, quando o volume de chuvas foi de 332,3 mm). O recorde anterior de tempo seco no inverno havia sido registrado há quatro anos, com 101 mm.

continua após publicidade

Para essa classificação, os meteorologistas do órgão não levam em conta o início e o fim da estação - que começa em 21 de junho e termina em 22 de setembro - mas os meses completos de junho, julho e agosto.

continua após publicidade

Ainda segundo o Inmet, o mês de agosto foi o que mais contribuiu para o tempo seco na capital paulista neste inverno. Em 11 dias, o instituto registrou umidade relativa do ar abaixo de 30%. O mesmo índice foi alcançado pela última vez em 1999. Ele é classificado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como estado de atenção.

Durante o inverno deste ano foram registrados 51 dias consecutivos sem chuva, entres os dias 18 de julho e 6 de setembro. De acordo com o Inmet, a baixa umidade foi causada por uma massa de ar quente e seco que se alojou no norte do Estado e na região central do Brasil, desviando as frentes frias para o mar.