MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Israel libera importação de carros após 3 anos

Israel autorizou nesta segunda-feira (20) a importação de carros para a faixa de Gaza pela primeira vez desde que o movimento islâmico Hamas tomou controle do território, em 2007.   Cinco carros novos e 15 veículos usados importados da Coreia do Su

Da Redação

·
 Policiais inspecionam carros que chegam da travessia de Shalom para a faixa de Gaza; governo libera importação de carros após 3 anos
Icone Camera Foto por Said Khatib/20.09.2010/AFP
Policiais inspecionam carros que chegam da travessia de Shalom para a faixa de Gaza; governo libera importação de carros após 3 anos
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.09.2010, 23:49:00 Editado em 27.04.2020, 20:57:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Israel autorizou nesta segunda-feira (20) a importação de carros para a faixa de Gaza pela primeira vez desde que o movimento islâmico Hamas tomou controle do território, em 2007.

continua após publicidade

Cinco carros novos e 15 veículos usados importados da Coreia do Sul e Alemanha entraram em Gaza pelo posto de travessia de Kerem Shalom, controlado pelas forças israelenses.

continua após publicidade

Israel intensificou seu bloqueio da faixa de Gaza três anos atrás, mas relaxou o embargo em junho, depois da polêmica internacional envolvendo uma ação militar israelense contra navios que tentavam furar o bloqueio para levar ajuda a faixa de Gaza, matando nove pessoas.

continua após publicidade

Carros são contrabandeados para a faixa de Gaza por túneis que passam sob a fronteira egípcia, e, segundo comerciantes locais, 200 veículos já foram comprados neste ano pelo dobro de seus valores normais.

Importação deve baixar preços dos automóveis

continua após publicidade

Ismail Al Nakahala, chefe da associação de vendedores de carros da faixa de Gaza, disse que a retomada das importações de carros vai influir sobre os preços, especialmente no mercado local.

continua após publicidade

- Os preços vão diminuir.

continua após publicidade

O Ministério dos Transportes de Gaza disse que há 65 mil veículos licenciados no território, ou seja, um para cada 23 habitantes.

Israel ainda proíbe as exportações da faixa de Gaza, além da importação de cerca de 3.000 artigos, como materiais de construção, alegando que poderiam ser usados pelo Hamas - movimento islâmico que governa a faixa de Gaza - para produzir armas e fortificações.

continua após publicidade

Autoridade Palestina terá mais influência em Gaza

continua após publicidade

Autoridades palestinas disseram que Israel concordou recentemente em permitir que funcionários da Autoridade Palestina (que comanda a Cisjordânia) trabalhem no posto de travessia Kerem Shalom a partir de outubro.

A decisão foi vista em Gaza como maneira de dar reforço aos seguidores da Autoridade Palestina no território.

A Autoridade Palestina é chefiada pelo presidente Mahmoud Abbas, cujas forças do Fatah perderam o controle da faixa de Gaza para o Hamas após combates, três anos atrás.

Hussein AL Sheikh, ministro dos Assuntos Civis do governo nomeado por Abbas na Cisjordânia, disse esperar que, com o tempo, 350 caminhões entrem na faixa de Gaza diariamente por Kerem Shalom, contra os 80 que entram desde que Israel reduziu o embargo.

Copyright Thomson Reuters 2009

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Israel libera importação de carros após 3 anos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!