Geral

Alimentos como peito de peru, barrinha de cereal e biscoito de água e sal parecem ser saudáveis, mas não são

Da Redação ·
Alimentos como peito de peru, barrinha de cereal e biscoito de água e sal parecem ser saudáveis, mas não são - Foto: Getty Images/imagem ilustrativa
Alimentos como peito de peru, barrinha de cereal e biscoito de água e sal parecem ser saudáveis, mas não são - Foto: Getty Images/imagem ilustrativa

Certos produtos que ganharam fama de saudáveis, mas que de bons mesmo só têm os rótulos, passaram a fazer parte da dieta de alguns brasileiros. Para esclarecer algumas dúvidas, a Proteste Associação de Consumidores analisou 12 marcas de barrinhas de cereais e constatou em quatro delas baixa qualidade nutricional. Algumas também apresentavam quantidade de fibras abaixo do esperado e diferença acima do permitido entre os teores nutricionais declarados nos rótulos e os encontrados nos produtos em análise no laboratório.

continua após publicidade

"A pessoa que compra uma barrinha espera que ela tenha, pelo menos, uma quantidade razoável de fibras. Mas constatamos que elas são ricas em sódio e açúcar", diz Livia Coelho, advogada e representante da Proteste.

Outro vilão que se passa por mocinho e engana muita gente, segundo nutricionistas, é o peito de peru. Conhecido por ser uma versão light das carnes, ele é mais um dos embutidos que são ricos em corantes e conservantes.

continua após publicidade

Força do marketing
"Acredito que esses produtos alimentícios são rotulados como saudáveis pela praticidade e o forte marketing das indústrias", afirma o nutricionista funcional Rafael Góes, que acrescenta: "Outro produto que não tem nada de saudável é o biscoito de água e sal".

Conforme o Guia Alimentar da População Brasileira, a melhor opção é preferir os alimentos naturais ou os minimamente processados, como grãos secos, polidos e empacotados ou moídos na forma de farinhas e cortes de carnes resfriadas.

As informações são de Evelin Azevedo, do portal Extra