MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Rússia planeja instalar 1º farol a laser na Lua

A Roscosmos (agência aeroespacial da Rússia) pretende enviar uma cápsula espacial para a Lua que se tornará o primeiro farol no satélite da Terra.Ao chegar à Lua, o sistema russo Luna 25 lançará um raio de laser ao nosso planeta para indicar o ponto exato

Da Redação

·
Foto: Laser Ranging Facility no Observatório Geofísico e Astronômico no Goddard Space Flight Center da NASA - Foto: NASA/Reprodução
Icone Camera Foto por Reprodução
Foto: Laser Ranging Facility no Observatório Geofísico e Astronômico no Goddard Space Flight Center da NASA - Foto: NASA/Reprodução
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.12.2017, 08:10:00 Editado em 09.12.2017, 08:27:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Roscosmos (agência aeroespacial da Rússia) pretende enviar uma cápsula espacial para a Lua que se tornará o primeiro farol no satélite da Terra.

continua após publicidade

Ao chegar à Lua, o sistema russo Luna 25 lançará um raio de laser ao nosso planeta para indicar o ponto exato de sua localização. Desta forma será possível que outros módulos lunares identifiquem sua posição com mais exatidão.

O sistema se baseará em faróis de laser desenvolvidos no âmbito do programa espacial federal da Rússia, detalharam cientistas da Roscosmos.

continua após publicidade

Os russos planejam que a cápsula aterrissará perto do polo sul da Lua — na zona considerada a mais favorável para estabelecimento de uma base lunar habitável. No local deverá ser instalado o farol de laser.

Preliminarmente, os faróis tinham a finalidade de apontar a posição precisa da cápsula, mas ao analisar as potencialidades dos equipamentos os cientistas optaram por utilizá-los para criar um sistema de navegação no satélite. A luz emitida pelo farol poderá ser observada da Terra com um telescópio.

Lugares para futuras alunagens
"Um mapa que mostrará a longitude e latitude servirá para explorar melhor o satélite natural. Assim será possível escolher os lugares para futuras alunagens, projetar rumos para os veículos lunares e planejar voos espaciais tripulados", explica Vitaly Egorov, especialista em astronáutica da Roscosmos.

continua após publicidade

O lançamento do Luna 25 está previsto para 2019, e o primeiro voo do Luna 26 já está agendado para 2021.

As informações são do jornal russo Izvetsia

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Rússia planeja instalar 1º farol a laser na Lua"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!