Geral

Rússia planeja instalar 1º farol a laser na Lua

Da Redação ·
Foto: Laser Ranging Facility no Observatório Geofísico e Astronômico no Goddard Space Flight Center da NASA - Foto: NASA/Reprodução
Foto: Laser Ranging Facility no Observatório Geofísico e Astronômico no Goddard Space Flight Center da NASA - Foto: NASA/Reprodução

A Roscosmos (agência aeroespacial da Rússia) pretende enviar uma cápsula espacial para a Lua que se tornará o primeiro farol no satélite da Terra.

continua após publicidade

Ao chegar à Lua, o sistema russo Luna 25 lançará um raio de laser ao nosso planeta para indicar o ponto exato de sua localização. Desta forma será possível que outros módulos lunares identifiquem sua posição com mais exatidão.

O sistema se baseará em faróis de laser desenvolvidos no âmbito do programa espacial federal da Rússia, detalharam cientistas da Roscosmos.

continua após publicidade

Os russos planejam que a cápsula aterrissará perto do polo sul da Lua — na zona considerada a mais favorável para estabelecimento de uma base lunar habitável. No local deverá ser instalado o farol de laser.

Preliminarmente, os faróis tinham a finalidade de apontar a posição precisa da cápsula, mas ao analisar as potencialidades dos equipamentos os cientistas optaram por utilizá-los para criar um sistema de navegação no satélite. A luz emitida pelo farol poderá ser observada da Terra com um telescópio.

Lugares para futuras alunagens
"Um mapa que mostrará a longitude e latitude servirá para explorar melhor o satélite natural. Assim será possível escolher os lugares para futuras alunagens, projetar rumos para os veículos lunares e planejar voos espaciais tripulados", explica Vitaly Egorov, especialista em astronáutica da Roscosmos.

continua após publicidade

O lançamento do Luna 25 está previsto para 2019, e o primeiro voo do Luna 26 já está agendado para 2021.

As informações são do jornal russo Izvetsia