MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Alemanha contradiz presidente da França sobre declaração

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, disse que as declarações do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que afirmou que a Alemanha desmantelaria os acampamentos de ciganos em seu território, foram fruto de um "mal-entendid

Da Redação

·
 Presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao cumprimentar a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em Bruxelas
Icone Camera Foto por John Thys/16.09.2010/AFP
Presidente da França, Nicolas Sarkozy, ao cumprimentar a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, em Bruxelas
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.09.2010, 22:05:00 Editado em 27.04.2020, 20:57:21
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle, disse que as declarações do presidente da França, Nicolas Sarkozy, que afirmou que a Alemanha desmantelaria os acampamentos de ciganos em seu território, foram fruto de um "mal-entendido", e negou categoricamente a possibilidade.

continua após publicidade

"A chanceler (Angela Merkel) expressou publicamente e me informou pessoalmente como foi o desenvolvimento da conversa" com Sarkozy sobre esse assunto, disse Westerwelle, garantindo que "um anúncio assim nunca existiu" em declarações à emissora televisiva pública Deutschlandfunk.

continua após publicidade

Perante a controvérsia discutida na cúpula da União Europeia (UE) em Bruxelas nesta quinta-feira (16), Westerwelle recomendou que a França respeite o direito europeu, embora também tenha defendido o governo francês das acusações severas.

continua após publicidade

- Encurralar a França na esquina dos crimes da Segunda Guerra Mundial [1939-1945] é absolutamente inaceitável e ofensivo, e, provavelmente, causou a forte reação do presidente francês.

Ainda nesta quinta-feira (16), Merkel desmentiu, por meio de um porta-voz, Steffen Seibert, ter falado com Sarkozy,sobre o desmantelamento de acampamentos de ciganos também na Alemanha.

continua após publicidade

O presidente francês disse que a própria Merkel tinha expressado essa intenção durante a cúpula de chefes de Estado e do governo da União Europeia (UE) em Bruxelas.

continua após publicidade

Sarkozy queria deixar claro que outros governos europeus compartilham sua rejeição a esse tipo de acampamentos. A política francesa de desmantelar tais construções causou polêmica em torno das deportações de ciganos romenos e búlgaros do país.

continua após publicidade

- Veremos que efeito tem isso na vida política alemã.

O presidente francês declarou ainda que continuará desmantelando "todos os acampamentos ilegais" do país independente de quem sejam as pessoas que os habitem.

"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Alemanha contradiz presidente da França sobre declaração"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!