Geral

Mineiros do Chile podem ser resgatados em novembro

Da Redação ·
Imagem ilustrativa da notícia Mineiros do Chile podem ser resgatados em novembro
fonte: Ariel Marinkovic/AFP
Mineiros do Chile podem ser resgatados em novembro

As equipes de resgate chilenas disseram, nesta quarta-feira, que a retirada dos 33 operários soterrados na mina San José, desde 5 de agosto, pode ocorrer em novembro: um mês antes do prazo estimado no início da operação. Após a retomada dos trabalhos, que estiveram paralisados por seis dias na semana passada por problemas técnicos, uma das sondas já cavou mais da metade dos 700 metros necessários.

continua após publicidade

A escavação alcançou 368 metros, nesta quarta-feira. Ou seja, em menos de um dia, avançou 100 metros. O coordenador das equipes de resgate, René Aguilar, informou que no próximo final de semana, a perfuração deverá chegar à oficina mecânica da mina, a 630 metros de profundidade. A partir deste ponto, os mineiros poderão também colaborar com os trabalhos, removendo a terra e as rochas que forem caindo.

continua após publicidade

Após alcançar o objetivo de abrir um túnel com 12 centímetros de diâmetro, uma das três sondas deverá alargar o buraco para 66 centímetros. O espaço é necessário para a passagem de uma cápsula que irá retirar um mineiro de cada vez. "Nós estimamos que, num bom cenário, chegaremos a eles no começo de novembro", disse Aguilar.

continua após publicidade

Estratégia - Há três máquinas envolvidas nas operações, batizadas respectivamente de planos “A”, “B” e “C”. A terceira sonda, usada em explorações petrolíferas, está sendo montada no local e deverá ser a mais rápida das três. O início desta escavação deve ocorrer na próxima segunda-feira.

A previsão é que o terceiro túnel alcance os mineiros também no começo de novembro, embora Aguilar tenha advertido que "isso vai depender do tipo de rocha que a máquina encontrar".