Geral

Cientistas descobrem nova espécie de orangotango surgida há 3 milhões de anos

Através da análise do genoma de 37 orangotangos de vários habitats, um grupo internacional de cientistas confirmou a existência de uma nova espécie de orangotango.A espécie, batizada de Pongo tapanuliensis, vive apenas em uma floresta na região de Batang

Cientistas descobrem nova espécie de orangotango surgida há 3 milhões de anos - REUTERS/ Perth Zoo/Alex Asbury
Publicado em 03.11.2017, 09:51:00 Editado em 03.11.2017, 10:46:38

A espécie, batizada de Pongo tapanuliensis, vive apenas em uma floresta na região de Batang Toru, na ilha indonésia de Sumatra, lê-se no artigo publicado na revista Current Biology. Existem apenas 800 indivíduos dessa espécie.

Até agora os cientistas distinguiam apenas duas espécies desse grande macaco: o de Sumatra (Pongo abelii), e o da ilha de Borneo (Pongo pygmaeus). Entretanto, a análise genética e o estudo comparativo dos crânios destes primatas permitiram aos pesquisadores concluir que se trata de uma terceira espécie, que supostamente ficou isolada dos antepassados das outras duas espécies há cerca de 3,38 milhões de anos. Paradoxalmente, a espécie recentemente descoberta é a mais antiga das três.

As características que distinguem o Pongo tapanuliensis são o tamanho do crânio, um pouco menor, e um pelo mais encaracolado, cobrindo mais zonas da cabeça.

Atualmente, a ciência distingue seis espécies de macacos antropomorfos: os orangotangos de Borneo e Sumatra, o gorila-de-montanha, o gorila-do-ocidente, o chimpanzé e o bonobo.

Os orangotangos, que vivem apenas na Indonésia, estão ameaçados de extinção.

Fonte- sputniknews.com