Geral

Número de inscritos para o Enem 2017, no Paraná, cai 31,3% em relação ao ano passado

Da Redação ·
Mulheres foram maioria entre os inscritos para o Enem 2017 no Paraná (Foto: divulgação)
Mulheres foram maioria entre os inscritos para o Enem 2017 no Paraná (Foto: divulgação)

O número de pessoas inscritas no Paraná, para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017, caiu 31,3%, em relação ao que foi registrado em 2016. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), neste ano 287.828 pessoas devem participar das provas, contra 419.239 no último ano.

continua após publicidade

Os dados foram divulgados na terça-feira (31). De acordo com o Inep, a queda acentuada no número de inscritos está relacionada ao fim da certificação do ensino médio, que antes ocorria com a prova do Enem. Pessoas que não tinham completado os estudos podiam conseguir um certificado de conclusão, dependendo da nota que conseguissem no exame.

Neste ano, a certificação voltou a ser concedida apenas para quem presta o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

continua após publicidade

Perfil dos participantes

Segundo o Inep, 57,1% das pessoas inscritas para o Enem 2017 são mulheres e os outros 42,9% são homens. Os dados mostram que apenas 23% dos participantes pagaram a taxa de inscrição. Outros 64% ficaram isentos do pagamento devido a alguma lei ou decreto. Os 13% restantes conseguiram a gratuidade por concluirem o ensino médio em escola pública neste ano.

Dentre os inscritos, 54,4% já concluiram o ensino médio; 34,7% devem concluir até o fim do ano e 9,2% vão prestar a prova na condição de "treineiros", ou seja, vão terminar os estudos depois de 2017 e não podem concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por exemplo.

continua após publicidade

Neste ano, uma das novidades do Enem é que o exame ocorrerá em duas datas. A primeira etapa será no domingo (5), e a segunda, no dia 12 deste mês. Outra novidade é a aplicação de videoprovas, traduzidas em Libras. No Paraná, 90 pessoas vão fazer o exame nessa modalidade.

Ao todo serão 1.321 atendimentos especializados no estado. A maior parte dos casos é decorrente de deficiência física, déficit de atenção ou baixa visão. Serão utilizados 2.612 recursos de acessibilidade. Há também 663 casos de lactantes.

Conforme o Inep também há 13 solicitações aprovadas para o uso de nome social. Desse total, seis pessoas devem prestar as provas em Curitiba.

continua após publicidade

Para se preparar nesta reta final da prova, o G1 preparou um aplicativo especial, com questões que trazem temas que podem cair no Enem 2017. O aplicativo pode ser baixado em celulares com o sistema iOS ou Android e tem várias funcionalidades, como a disputa entre amigos.

G1-Paraná