Geral

STJ concede liberdade ao ex-presidente do COB Carlos Arthur Nuzman

Da Redação ·
O STJ concedeu liberdade ao ex-presidente do COB Carlos Arthur Nuzman - Foto - G1 - Globo.com
O STJ concedeu liberdade ao ex-presidente do COB Carlos Arthur Nuzman - Foto - G1 - Globo.com

A Sexta Turma do Superior Tribunal de Justiça concedeu liberdade, na tarde desta quinta-feira (19), ao ex-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro Carlos Arthur Nuzman, divulgou o blog de Lauro Jardim. A prisão de Nuzman foi substituída por medidas cautelares, como a proibição de contato com outros investigados e a entrega do passaporte.

continua após publicidade

Os ministros consideram que a prisão era uma medida desproporcional. O habeas corpus foi pedido na manhã de quarta-feira. A relatora foi a ministra Maria Thereza de Assis Moura. A expectativa dos advogados é que Nuzman seja solto ainda nesta quinta-feira. Para isso, é necessário que a Justiça do Rio seja notificada da decisão do STJ até o início da noite.

A prisão
Nuzman foi preso em regime temporário no dia 5 de outubro, e a prisão foi transformada em preventiva (sem prazo fixo) na semana seguinte. Na quarta-feira, o ex-dirigente foi denunciado por corrupção passiva, organização criminosa, lavagem de dinheiro e evasão de divisas pelo Ministério Público Federal. Ele é suspeito de ter intermediado o pagamento de propinas para que o Rio de Janeiro sediasse os Jogos Olímpicos de 2016.