Geral

“Cidades Inteligentes” estará em debate no maior evento de TIC do norte do Paraná

Da Redação ·
“Cidades Inteligentes” estará em debate no maior evento de TIC do norte do Paraná - Foto - eco.tic 2017
“Cidades Inteligentes” estará em debate no maior evento de TIC do norte do Paraná - Foto - eco.tic 2017

Nos dias 18 e 19 de outubro, será realizada a quinta edição do ECO.TIC, o maior evento de Tecnologia da Informação e Comunicação do norte do Paraná. Este ano, o tema do evento é Smart Cities, ou Cidades Inteligentes. A programação inclui palestras, painéis, encontros de negócios e a premiação do Hackathon Smart City. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo site www.ecotic.net.br. O passaporte para os dois dias custa R$ 80. O ECO.TIC 2017 será realizado no Parque de Exposições Governador Ney Braga, em Londrina.

continua após publicidade

O consultor do Sebrae/PR, Fabrício Bianchi, diz que o evento será uma grande oportunidade para que as empresas da cidade e região tenham acesso a novas tecnologias, dentro da temática Cidades Inteligentes, e também para a realização de negócios. Ele explica que a programação terá duas áreas temáticas, uma de TIC e outra de Smart Cities. O passaporte para o evento, que já está quase esgotado, dá direito à entrada nas palestras e workshops. Mas a área de exposição é gratuita e aberta a todos.

O presidente do Arranjo Produtivo Local de Tecnologia da Informação (APL de TI de Londrina e Região), Roberto Nishimura, destaca o acesso de empresas locais a palestras com conteúdo relevante e ministradas por especialistas de renome nacional. Para ele, o ECO.TIC também aproxima os empresários do segmento, faz com que eles aumentem a rede de contatos, conheçam as novas startups, façam parcerias. “O tema deste ano é transversal e abrange iniciativas nas áreas da saúde, segurança pública, mobilidade, iluminação, meio ambiente. É importante destacar que cidade inteligente é aquela que promove ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população”, afirma.

continua após publicidade

Para o gerente regional da superintendência da Caixa Econômica Federal no norte do Paraná, Rogério Molina Wilens, participar de eventos com o ECO.TIC é muito importante, já que o assunto Tecnologia da Informação e Comunicação está ligado diretamente ao mercado bancário. “O atendimento virtual, via celular e computador, vem ganhando cada vez mais espaço”, aponta. Para Wilens, o ECO.TIC será uma oportunidade de ter contato com as novidades tecnológicas e de estimular, por meio de startups, a criação de novos produtos e soluções.

Na avaliação de um dos líderes da RedFoot, comunidade londrinense de startups, Marlon de Carvalho Pascoal, o evento já se tornou referência para o setor de TIC. Ele acrescenta que os participantes conseguem se atualizar sobre novas tecnologias disponíveis no mercado, mas que o encontro é importante também para divulgar o que as startups da região estão construindo. “A região de Londrina é a mais forte do Paraná quando o assunto é startup, temos uma representatividade de 30% no estado”, aponta.

O gerente regional do Sebrae/PR em Londrina, Heverson Feliciano, diz que o ECO.TIC tem o papel de trazer para Londrina as discussões mais inovadoras no mundo na área de Tecnologia da Informação e Comunicação. Para ele, a temática deste ano, Smart Cities, é de interesse não apenas do setor de TIC, mas do mercado como um todo, como a indústria da construção civil, por exemplo. “As tecnologias das Cidades Inteligentes vão influenciar toda a cadeia produtiva e mudar a forma como as pessoas vão interagir”, justifica.