SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O vídeo lançado este mês como parte da campanha sobre educação no trânsito da Prefeitura de São Paulo, "Imprudência zero", usa as cores amarelo e preto, ícones de segurança, efeitos esfumaçados e em câmera lenta para mostrar os dados sobre acidentes de trânsito em São Paulo.
Os mesmos efeitos e cores podem ser vistos em uma campanha publicitária sueca de 2014, também do segmento de segurança no trânsito, para vender um airbag de bicicletas da marca Hövding. A agência paulista Lua Propaganda, responsável pela peça, nega que tenha havido inspiração na peça sueca. A campanha brasileira será veiculada na TV aberta e paga.
Após um leitor apontar a semelhança entre as campanhas, a reportagem procurou a agência. Em nota, a Lua Propaganda afirmou que a identidade do vídeo foi "inspirada na linguagem da abertura do seriado de entretenimento 'True Detective'".
A abertura do seriado também apresenta o efeito esfumaçado e transparências. A cor amarela, segundo a agência, foi usada porque é a "adotada no mês de conscientização sobre segurança no trânsito -o Maio Amarelo".
Procurada, a prefeitura ainda não se manifestou.
Deixe seu comentário sobre: "Propaganda da Prefeitura de SP se assemelha a campanha de marca sueca"