MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Filme 'Mimosas', que aborda a fé islâmica, parece um pouco postiço

SÓ PODE SER REPRODUZIDA NA ÍNTEGRA E COM ASSINATURA ILANA FELDMAN SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma caravana capitaneada por um xeique moribundo atravessa as montanhas do Marrocos, a fim de que o xeique possa morrer e ser enterrado entre os seus. Mas a mor

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 24.08.2017, 08:15:10 Editado em 24.08.2017, 08:15:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

SÓ PODE SER REPRODUZIDA NA ÍNTEGRA E COM ASSINATURA

continua após publicidade

ILANA FELDMAN

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Uma caravana capitaneada por um xeique moribundo atravessa as montanhas do Marrocos, a fim de que o xeique possa morrer e ser enterrado entre os seus. Mas a morte não espera. Rapidamente, Ahmed, Said e Shakib, os dois primeiros flertando com a bandidagem e o terceiro com o exercício da profecia, precisam decidir se abortarão a viagem ou se continuarão o propósito de enterrar o corpo do xeique na mítica cidade de Sijilmasa, desafio que traria um sentido dignificante para suas vidas.

continua após publicidade

Como uma espécie de épico místico, de "western da fé", "Mimosas", segundo longa-metragem do diretor francês de origem galega Oliver Laxe, premiado na Semana da Crítica do último festival de Cannes, faz, no entanto, sua fé esmorecer.

No filme, paisagens montanhosas deslumbrantes, rarefação da ação dramática, observação documental, trabalho com não atores, imaginação mística e dilatação do tempo se articulam bem ao gosto de um cinema contemporâneo prestigiado em festivais internacionais.

Organizado em três momentos que correspondem às três posições da reza muçulmana, a rakat, seus longos planos de rostos marcados e olhares siderados, junto com um trabalho de som ousado e não naturalista, têm sua potência esvaziada diante do exotismo dos belos quadros.

continua após publicidade

Aqui, o tema da peregrinação e do retorno ao local sagrado, o motivo do enterro de um corpo morto para dignificar a existência dos que vivem, o desejo de construir grandes propósitos para vida ("precisamos fazer algo grandioso", diz Shakib em certo momento, defendendo a necessidade de se chegar a Sijilmasa) e uma jornada que aos poucos perde seu sentido acumulando mortes, deambulações e errância, enquanto, num corte espacial, taxistas parecem apostar corrida pelos desertos marroquinos, poderiam fazer de "Mimosas" um filme cativante e estranho. Um filme sobre a fé e sobre a narração.

Sem dúvida, Laxe parece desejar construir um cinema de força revelatória, adaptando à fé islâmica aquilo que Carl Dreyer e Robert Bresson, por exemplo, conseguiram de maneira magnífica e austera expressar por meio da fé cristã. Mas, nesse caso, tudo parece um pouco postiço, o delírio fica a meio caminho e a revelação não vem. É sempre bom lembrar: seja no cinema ou vida, nem sempre onde há fé há alma.

MIMOSAS

continua após publicidade

DIREÇÃO Oliver Laxe

PRODUÇÃO Catar, 2016, 12 anos

ELENCO Ahmed Hammound, Shakib Ben Omar, Said Aagli

AVALIAÇÃO regular

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Filme 'Mimosas', que aborda a fé islâmica, parece um pouco postiço"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!