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Fluxo de pacientes com câncer força reforma do aeroporto de Barretos

MARCELO TOLEDO RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Pacientes que buscam atendimento no Hospital de Câncer de Barretos (a 423 km de São Paulo) deverão contar com a possibilidade de transporte aéreo até a cidade. Henrique Prata, gestor do hospital que é refe

Da Redação

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Escrito por Da Redação
Publicado em 18.08.2017, 09:55:08 Editado em 18.08.2017, 09:55:08
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MARCELO TOLEDO

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RIBEIRÃO PRETO, SP (FOLHAPRESS) - Pacientes que buscam atendimento no Hospital de Câncer de Barretos (a 423 km de São Paulo) deverão contar com a possibilidade de transporte aéreo até a cidade.

Henrique Prata, gestor do hospital que é referência no tratamento da doença no país, afirmou nesta quinta-feira (17) que teve audiência no dia anterior com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, em que ficou decidida a realização de melhorias no aeroporto de Barretos, para que possa receber voos regulares.

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A cidade está sem voos comerciais desde 2005, quando o aeroporto local abrigou voos diários durante a reforma do aeroporto de São José do Rio Preto. Desde então, ele tem sido usado apenas por aeronaves particulares, como as de artistas que se apresentam na Festa do Peão de Boiadeiro e empresários.

O principal argumento usado para a retomada de voos é justamente o Hospital de Câncer, que atende mais de 4.000 pacientes por dia, oriundos de todas as regiões do país e que precisam fazer "romarias" até chegar à unidade hospitalar.

Pacientes que utilizam aviões para chegar ao hospital precisam desembarcar em Ribeirão Preto (127 km de distância) ou São José do Rio Preto (90 km) e usar táxi ou ônibus para completar o trajeto. Uma corrida de táxi (apenas ida) de Ribeirão a Barretos custa cerca de R$ 350.

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De acordo com Prata, que ao menos há quatro anos lidera uma campanha para que o local receba voos regulares, o aeroporto vai ser reformado para ter condições de operar linhas aéreas regionais oferecidas por empresas como Passaredo ou Azul. "A burocracia vai ser resolvida num prazo máximo de 90 dias e, em seguida, já entra o início das obras, em caráter de urgência", disse Prata.

Procurado, o Ministério dos Transportes informou, por meio de sua assessoria, que vai apoiar a elaboração do projeto, que deve ser concluído até o final do ano. Depois, será preciso fazer uma licitação e as obras, segundo o órgão.

ESTADO

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O aeroporto local está, segundo Prata, em condições precárias, com pneus sendo furados pela pista e instalações sem condições de receber alguém. "Isso prejudica o comércio, prejudica o turismo, prejudica tudo."

O gestor disse ainda que já tem um convênio com a Passaredo, que poderá fazer a rota Barretos-Guarulhos diariamente. "Muda a história principalmente dos doentes, mas para comércio e indústria é um significado muito grande."

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O aeródromo tem pista de 1.800 m de comprimento por 30 m de largura e um terminal de 450 metros quadrados. A extensão da pista é vista como suficiente para o uso de aeronaves que fazem rotas regionais, mas precisa passar por recapeamento. Já o terminal terá de ser ampliado.

O local foi administrado pelo Daesp (Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo) até dezembro de 2012, quando foi repassado à prefeitura.

Questionada pela reportagem, a Passaredo confirmou que, devido à importância de Barretos, há estudos e possibilidades de operar na cidade.

"A negociação já existe há algum tempo e a companhia aguarda a preparação da infraestrutura aeroportuária para dar continuidade", diz trecho de nota da companhia aérea.

Já a Prefeitura de Barretos, por meio de sua Secretaria de Comunicação, afirmou que aguarda a liberação de verbas para o município fazer as obras necessárias.

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