Geral

Bélgica ainda não tem governo, 3 meses após eleição

Da Redação ·

Três meses depois da eleição, as chances de que a Bélgica tenha logo um novo governo diminuiu novamente, hoje, depois que a oposição mostrou falta de disposição na disputa e, novamente, advertiu sobre o colapso do país.

continua após publicidade

A Nova Aliança Flamenga representando a população do norte que fala holandês e que emergiu como o maior bloco no Parlamento, depois das eleições em 13 de junho, é favorável a uma dissolução ordenada do país.

continua após publicidade

Este é um cenário de pesadelo para a Valônia, a metade sul da Bélgica que fala francês, é mais pobre e mais populosa na Bélgica.

continua após publicidade

Ontem, o rei Albert pediu novamente que os líderes das duas casas do Parlamento começassem novas conversas para formar um governo. Três tentativas anteriores não deram frutos.

Políticos que representam a comunidade francófona pareciam exasperados pelas conversas, culpando os opositores pelo impasse. "Nós devemos nos preparar para o fim da Bélgica", disse Laurette Onkelinx, líder dos socialistas fracófanos. Rudy Demotte, da Valônia, fez um alerta semelhante. As informações são da Associated Press.