Geral

Grupo separatista basco ETA anuncia cessar-fogo

Da Redação ·

O grupo separatista basco ETA declarou cessar-fogo em um comunicado feito em vídeo, neste domingo. O vídeo mostra três militantes mascarados fazendo uma declaração em basco. O comunicado apareceu no website do jornal basco Gara e também na londrina BBC. O Gara forneceu tradução para o espanhol. "ETA notifica que há alguns meses tomou a decisão de não mais empregar ações ofensivas armadas", disse o comunicado, sugerindo que está pronto para empregar um "processo democrático" para tentar alcançar seus objetivos.

continua após publicidade

O ETA busca uma região independente basca no norte da Espanha e sudoeste da França. O grupo é considerado uma organização terrorista pela União Europeia e pelos Estados Unidos. O ETA já matou mais de 825 pessoas desde o final da década de 60.

continua após publicidade

O grupo havia anunciado um "cessar-fogo permanente" em março de 2006, mas em 30 de dezembro daquele ano a organização colocou um carro-bomba no aeroporto Barajas, em Madri, matando duas pessoas. Não está claro se a nova oferta de paz é permanente ou se o ETA está sinalizando que está pronto para conversas com o governo do primeiro-ministro, José Luis Rodriguez Zapatero. Não houve resposta imediata das autoridades espanholas. As informações são da Associated Press.