Geral

Sobe para 35 total de mortos em atentado

Da Redação ·

Subiu para 35 o número de mortos em um atentado com bombas ontem, durante uma procissão religiosa no Paquistão, informaram autoridades locais nesta quinta-feira. As explosões deixaram ainda cerca de 250 feridos. Os ataques tinham como alvo muçulmanos xiitas na cidade de Lahore, onde ocorrem ataques de extremistas sunitas nos últimos dois anos, com frequentes ações coordenadas contra minorias religiosas.

continua após publicidade

Os sunitas radicais lançaram nos últimos anos dezenas de ataques contra xiitas e outras seitas religiosas no Paquistão. Os extremistas acreditam que é admissível, inclusive honroso, matar membros de outros credos. Aliados à Al-Qaeda e ao Taleban, milicianos realizam essas ações para desestabilizar o governo paquistanês, respaldado pelos Estados Unidos. Os rebeldes criaram bases no noroeste do país, perto da fronteira afegã, de onde planejam operações e fazem treinamentos.

continua após publicidade

O atentado foi o primeiro de maior proporção no Paquistão desde o início das inundações em boa parte do país, há um mês. O desastre deixou pelo menos oito milhões de pessoas precisando de assistência e motivou uma importante mobilização de ajuda internacional, ainda em curso. "Em momentos em que todo o país está angustiado pelo sofrimento dos afetados pelas inundações, esses terroristas promovem sua própria agenda", criticou em comunicado o primeiro-ministro Yousuf Raza Gilani.