MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Netanyahu nega promessa de parar assentamentos

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que nunca disse ao governo dos Estados Unidos que iria renovar o congelamento nas construções de assentamentos israelenses nas áreas reivindicadas por palestinos, após a retomada do diálogo pel

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2010, 10:42:00 Editado em 27.04.2020, 20:57:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, afirmou que nunca disse ao governo dos Estados Unidos que iria renovar o congelamento nas construções de assentamentos israelenses nas áreas reivindicadas por palestinos, após a retomada do diálogo pela paz no Oriente Médio, segundo um funcionário de Israel.

continua após publicidade

"Nós não apresentamos qualquer proposta aos americanos a ponto de um congelamento. O governo não tomou qualquer decisão sobre o tema", disse Netanyahu, segundo o funcionário, que não quis se identificar. A fonte contou que o premiê disse essas palavras durante um encontro com seu partido, o Likud.

continua após publicidade

Sob pressão dos EUA, o governo de Israel impôs em novembro uma moratória parcial, de dez meses, para novas construções na Cisjordânia, com a exceção de Jerusalém Oriental. Os palestinos insistem que a medida deve ser ampliada para depois de 26 de setembro, seu prazo inicial. Já o governo israelense sofre pressão da direita do país pela retomada das obras. Os palestinos querem a Cisjordânia e Jerusalém Oriental como territórios de seu futuro Estado independente.

continua após publicidade

"Nós já dissemos que o futuro dos assentamentos será avaliado com outras questões em discussão em um acordo final", afirmou Netanyahu segundo o funcionário.

Israelenses e palestinos devem relançar as negociações diretas de paz em Washington, na quinta-feira, após uma paralisação de 20 meses no diálogo. O presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, afirmou ontem que a retomada das obras nos assentamentos iria atrapalhar as conversas. Se a moratória não for renovada, poderiam começar obras imediatamente em 57 assentamentos, segundo a rádio do Exército de Israel. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Netanyahu nega promessa de parar assentamentos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!