MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Israel é acusado de dificultar divisão de Jerusalém

Palestinos e grupos israelenses de esquerda acusam organizações de colonos e o governo de Israel de buscar atingir uma situação em que a divisão de Jerusalém será fisicamente impraticável.   Chaim Erlich, diretor da organização não-governamental (O

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.08.2010, 09:00:00 Editado em 27.04.2020, 20:57:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Palestinos e grupos israelenses de esquerda acusam organizações de colonos e o governo de Israel de buscar atingir uma situação em que a divisão de Jerusalém será fisicamente impraticável.

continua após publicidade

Chaim Erlich, diretor da organização não-governamental (ONG) Ir-Amim, explica que até os anos 90 a ocupação judaica de Jerusalém Oriental evitava áreas árabes. Mas quando o governo norte-americano, durante a presidência de Bill Clinton, passou a defender o princípio de divisão demográfica - "Jerusalém palestina, onde há mais palestinos; Jerusalém israelense, onde há mais israelenses" - colonos passaram a buscar regiões densamente habitadas por árabes.

continua após publicidade

A guinada estratégica teria sido idealizada pelo então ministro da Habitação, Ariel Sharon. Hoje, estima-se que o número de colonos e palestinos que vivem em Jerusalém Oriental, dentro dos limites do muro que separa Israel da Cisjordânia, tenha se igualado: 200 mil de cada lado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Israel é acusado de dificultar divisão de Jerusalém"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!