Geral

Resgate de mineiros presos pode começar no domingo

Da Redação ·

A perfuração do buraco por onde deverão ser resgatados os 33 mineiros presos em uma mina no Chile começará entre domingo e segunda-feira, afirmou nesta sexta-feira (27) o engenheiro André Sougarret, chefe da operação de resgate.

continua após publicidade

Sougarret disse que nas próximas horas começaria a ser armada a máquina Strata 950, que deve abrir um buraco de 66 centímetros de diâmetro, por onde sairão, um de cada vez, os 33 mineiros que estão presos a 700 metros de profundidade.

continua após publicidade

O engenheiro confirmou também que nesta quinta-feira uma terceira sonda chegou ao local, o que melhora a rapidez do abastecimento de comida, líquidos, oxigênio e informação.

continua após publicidade

Em 5 de agosto passado, o deslizamento em uma mina em San José deixou 33 mineiros presos, os quais no domingo passado foram localizados com vida em um refúgio a 700 metros de profundidade.

A operação de resgate deve demorar entre três e quatro meses, informou a rede americana CNN, citando conversas com fontes governamentais e técnicos envolvidos no resgate.

continua após publicidade

A CNN informou também ter ouvido dessas mesmas fontes que um "plano B" está sendo trabalhado para resgatá-los mais rápido.

continua após publicidade

O ministro da Saúde do Chile, Jaime Mañalich, informou nesta quinta-feira (26) que nenhum dos trabalhadores presos foi informado sobre a duração do resgate - eles devem ser retirados somente daqui a cem dias.

- Eles só sabem que serão resgatados depois de 18 de setembro, data do bicentenário e de festas pátrias.

Segundo Mañalich, os operários precisarão ser preparados para receber essa notícia.