MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Liberação de corpos de brasileiros deve levar 15 dias

O cônsul do Brasil no México, Márcio Lage, disse nesta sexta-feira (27) em entrevista à estatal Agência Brasil que o processo de identificação e envio, para o país, dos corpos dos brasileiros que estão entre as 72 vítimas de uma chacina no México deve

Da Redação

·
Imagem mostra corpos de pessoas mortas supostamente por traficantes em um rancho no México; identificação e traslado pode demorar 15 dias, segundo diplomata brasileiro enviado ao Estado de Tamaulipas
Icone Camera Foto por Divulgação/México
Imagem mostra corpos de pessoas mortas supostamente por traficantes em um rancho no México; identificação e traslado pode demorar 15 dias, segundo diplomata brasileiro enviado ao Estado de Tamaulipas
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.08.2010, 14:28:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O cônsul do Brasil no México, Márcio Lage, disse nesta sexta-feira (27) em entrevista à estatal Agência Brasil que o processo de identificação e envio, para o país, dos corpos dos brasileiros que estão entre as 72 vítimas de uma chacina no México deve demorar pelo menos duas semanas.

continua após publicidade

- Pelo que as autoridades nos informaram, no mínimo, duas semanas deve durar todo o processo. Há uma série de exames laboratoriais que devem ser feitos, mais a conclusão das autópsias e os laudos. Além disso, há também a parte da burocracia.

continua após publicidade

Lage, que está no Estado de Tamaulipas, onde ocorreram os assassinatos, afirmou que foram identificados 41 corpos até o momento, sendo que um é de um homem brasileiro. Mas, segundo ele, esse número pode subir. O cônsul afirmou que muitas das pessoas mortas não possuíam passaporte, mas que certamente possuíam algum tipo de identificação.

continua após publicidade

- A partir daí [desses outros documentos] será possível identificar e descobrir a nacionalidade de cada um. Inicialmente a informação que nos foi transmitida é que eram quatro brasileiros. Ainda trabalhamos com esse dado.

Ontem, Lage se reuniu com membros do governo mexicano, policiais, representantes da Procuradoria-Geral da República e legistas. Também participaram das reuniões diplomatas de Honduras, do Equador e de El Salvador, que têm cidadãos de seus países entre os mortos.

continua após publicidade

O massacre de 58 homens e 14 mulheres está sendo atribuído ao grupo criminoso Los Zetas, segundo testemunhos do único sobrevivente - o equatoriano Luis Freddy Lala Pomavilla, que conseguiu escapar ao se fingir de morto depois de ser baleado e procurar as autoridades.

continua após publicidade

Conforme seus relatos, os criminosos interceptaram os imigrantes, que tentavam chegar à fronteira com os Estados Unidos e lhes convidaram a trabalhar como pistoleiros do bando, que disputa o controle da região com o cartel narcotraficante do Golfo. Frente à recusa dos estrangeiros, todos foram assassinados.

Na entrevista à Agência Brasil, o cônsul disse não ter visitado o local onde estão os corpos por questões de segurança.

- Não tivemos acesso ao local onde estão os corpos, próximo à cidade de San Fernando [no estado de Tamaulipas, na fronteira com os Estados Unidos]. O local fica fora da cidade, a cerca de 150 quilômetros da fronteira. As autoridades nos disseram que não havia condições de nos dar segurança nesta área [onde ocorreu o crime] por isso estamos aguardando autorização para seguir para Reynosa para onde serão levados os corpos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Liberação de corpos de brasileiros deve levar 15 dias"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!