MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

36% das jovens com peso certo se acham gordas

Mais de um terço das adolescentes brasileiras se autodenominavam como "muito gordas" mesmo com estado nutricional adequado, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatístic

Da Redação

·
Foto: arquivo
Icone Camera Foto por Google
Foto: arquivo
Escrito por Da Redação
Publicado em 27.08.2010, 10:46:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:03
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de um terço das adolescentes brasileiras se autodenominavam como "muito gordas" mesmo com estado nutricional adequado, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) divulgado hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo foi feito com base em entrevistas realizadas em 2009 com 60.973 estudantes adolescentes do 9º ano do Ensino Fundamental nas 26 capitais brasileiras e no Distrito Federal. De acordo com a análise, 35,8% das meninas entrevistadas se declararam muito gordas, embora apresentassem boa saúde. Entre os meninos, 21,5% se classificaram como muito gordos.

continua após publicidade

O resultado da pesquisa mostra que quase 90% dos meninos e meninas que tentaram ganhar peso estavam dentro do estado nutricional adequado. Entre as meninas que tomaram alguma atitude para perder peso, 51,5% apresentavam estado nutricional adequado, ante 29,8% dos meninos na mesma situação. A pesquisa nas escolas confirmou como principal problema nutricional o excesso de peso, categoria que compreende o sobrepeso e a obesidade.

continua após publicidade

A maioria dos estudantes entrevistados (74%) encontrava-se dentro do peso considerado adequado. Adolescentes com déficit de peso responderam por apenas 2,9% da amostra; pessoas com sobrepeso tiveram fatia de 16%, e adolescentes obesos foram 7,2% do total entrevistado. O IBGE informou ainda que o sobrepeso entre adolescentes é mais frequente entre os estudantes de ensino privado.

continua após publicidade

Altura

O levantamento também mostrou que a altura mediana dos brasileiros jovens está praticamente coincidente com a curva padrão recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O declínio do déficit de altura é um dos fatores que servem para medir a redução na desnutrição infantil, e a pesquisa confirma a progressiva redução desse problema. Entre as pesquisas de 1974-1975 a de 2008-2009, a predominância de déficit de altura em ambos os sexos em crianças de 5 a 9 anos recuou de 29,3% para 7,2%.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "36% das jovens com peso certo se acham gordas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!