MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Diplomatas do Brasil vão à região do massacre de 72 pessoas no México

Diplomatas brasileiros seguem nesta quinta-feira (26) ao Estado de Tamaulipas, no México, para acompanhar de perto as investigações do massacre que deixou 72 mortos. O governo confirmou que ao menos quatro das vítimas encontradas nesta quarta-feira (25

Da Redação

·
 Foto área mostra rancho em que foram encontrados 72 corpos de imigrantes, entre eles quatro brasileiros, no México
Icone Camera Foto por AFP
Foto área mostra rancho em que foram encontrados 72 corpos de imigrantes, entre eles quatro brasileiros, no México
Escrito por Da Redação
Publicado em 26.08.2010, 09:02:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:06
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Diplomatas brasileiros seguem nesta quinta-feira (26) ao Estado de Tamaulipas, no México, para acompanhar de perto as investigações do massacre que deixou 72 mortos. O governo confirmou que ao menos quatro das vítimas encontradas nesta quarta-feira (25) pelo Exército mexicano em um rancho perto da fronteira com os EUA eram cidadãos do Brasil.

continua após publicidade

Segundo o Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores), uma aeronave do governo mexicano vai transportar diplomatas de vários países à região de San Fernando, onde ocorreu o massacre, atribuído pelo governo do México a um dos cartéis de drogas que dominam a área.

continua após publicidade

Em nota, a Procuradoria Geral da República do México informou que entre os 72 mortos havia 52 homens e 14 mulheres.

continua após publicidade

O governo mexicano informou ainda que as autoridades trabalham na autópsia dos cadáveres e na identificação das vítimas – muitas delas portavam documentos, o que facilitou o reconhecimento dos quatro brasileiros. As autoridades também identificaram cidadãos de El Salvador, Honduras e Equador.

Segundo versões ainda não confirmadas oficialmente, as vítimas eram imigrantes ilegais que tentavam cruzar a fronteira com os Estados Unidos, mas que foram interceptadas por um grupo do crime organizado.

continua após publicidade

Sobrevivente acusa grupo Los Zetas

continua após publicidade

Segundo o único sobrevivente do massacre, um equatoriano, homens armados disseram pertencer ao grupo Los Zetas e resolveram assassinar os imigrantes após eles se recusarem a trabalhar como matadores de aluguel para a organização criminosa.

continua após publicidade

As vítimas teriam entrado pelo Estado de Chiapas, na fronteira com a Guatemala, e conseguido chegar à cidade de San Fernando, no Estado de Tamaulipas, na divisa com o Texas.

Ao escapar, o sobrevivente foi ferido por tiros e teve que procurar o hospital, onde relatou a história. Após um tiroteio entre as forças de segurança e os membros do grupo criminoso - durante o qual morreram um militar e três integrantes do bando - os corpos foram encontrados.

continua após publicidade

México sofre onda de violência

Nos últimos anos, o México vem assistindo a uma escalada de violência por conflitos das forças de ordem com os cartéis de narcotraficantes. A guerra também acontece entre os próprios grupos criminosos.

Desde dezembro de 2006, quando o presidente Felipe Calderón mobilizou as Forças Armadas para combater os criminosos, ao menos 28 mil assassinatos foram atribuídos a grupos ligados ao tráfico de drogas.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Diplomatas do Brasil vão à região do massacre de 72 pessoas no México"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!