Geral

Obama tem novo recorde negativo em sua aprovação

Da Redação ·

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, apresenta uma taxa de desaprovação mais alta do que a sua aprovação, indica uma pesquisa Reuters/Ipsos publicada nesta terça-feira (24). Ao total, 52% dos entrevistados rejeitaram a condução de governo de Obama, enquanto 45% dos americanos apoiam o presidente.

continua após publicidade

O número é um novo recorde negativo para Obama, que assumiu com 69% de aprovação em janeiro de 2009. A taxa de apoio dele caiu pela primeira vez abaixo dos 50% em janeiro deste ano e no último mês ficou em 48%.

continua após publicidade

A pesquisa também indica um cenário preocupante para o Partido Democrata nas eleições de meio mandato.

continua após publicidade

A Reuters mencionou que geralmente o presidente acaba perdendo força no Congresso com sua renovação, que vai acontecer em novembro deste ano.

No entanto, em um cenário com 92% preocupados de alguma forma com o desemprego, os resultados para os democratas podem ser piores do que se imaginava.

continua após publicidade

Por enquanto, a pesquisa aponta que 46% devem notar em republicanos enquanto 45% disseram que vão ficar com seus candidatos democratas.

continua após publicidade

Perder a confortável maioria na Câmara dos Representantes (equivalente à Câmara dos Deputados no Brasil) e no Senado pode levar o governo à incapacidade de aprovar grandes reformas.

Obama aprovou algumas mudanças históricas como a reforma da saúde, também passou a reforma financeira. E a reforma migratória é uma das que está na lista para entrar em discussão.

A pesquisa tem uma amostra de 1.063 adultos e aconteceu de 19 a 22 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais.