Geral

Imprensa chinesa diz que Embraer 190 apresentava problemas

Da Redação ·

A imprensa da China destacou nesta quarta-feira (25) que alguns aviões Embraer 190, como o da companhia aérea Henan Airlines que caiu no noroeste do país nesta terça-feira (24), apresentaram problemas técnicos recentemente.

continua após publicidade

Segundo a agência oficial Xinhua, a autoridade de aviação civil do país foi avisada por várias companhias de supostos problemas técnicos com o modelo da fabricante brasileira. A autoridade aeronáutica teria organizado um painel, em junho de 2009, para analisar a questão. Não há informações, no entanto, sobre que tipo de falha teria sido detectada na aeronave.

continua após publicidade

As autoridades reduziram o número de vítimas de 43 para 42 pessoas - um corpo foi contado duas vezes. Os investigadores já trabalham nos destroços para tentar descobrir as causas do acidente e têm a caixa-preta, encontrada nesta quarta-feira, como um elemento a mais para as investigações.

continua após publicidade

As últimas informações são de que o piloto está vivo, mas com ferimentos graves, o que o deixa sem condições de relatar o que aconteceu no momento da aterrissagem, segundo a Xinhua.

As autoridades locais disseram que o avião se partiu em dois e alguns passageiros chegaram a ser lançados para fora da aeronave, que pegou fogo.

continua após publicidade

O funcionário da prefeitura de Yichun Wang Xuemei, que supervisiona as operações, declarou que a maior parte dos feridos tem fraturas, mas não corre risco de morte.

O aeroporto está localizado próximo a um bosque, a cerca de 5 km de Yichun, cidade de 1 milhão de habitantes, a 150 km da fronteira da China com a Rússia.