Geral

Economia da Alemanha cresce 2,2% no 2º trimestre

Da Redação ·

O PIB (Produto Interno Bruto, soma de todas as riquezas produzidas por um país) da Alemanha cresceu 2,2% no segundo trimestre de 2010 em relação ao primeiro, informou a Agência Federal de Estatísticas nesta terça-feira (24). O dado confirma a leitura preliminar, apresentada no último dia 13.

continua após publicidade

Na comparação com o segundo trimestre do ano passado, a economia cresceu 4,1%. O consumo privado avançou 0,6% na relação trimestral, enquanto o gasto do governo teve avanço de 0,4%.

continua após publicidade

A Alemanha registrou em 2009 a maior recessão (quando a economia deixa de crescer) desde o pós-guerra, com uma queda revisada de 4,7% de seu PIB, ao invés dos 4,9% vigente até a nova estimativa. A primeira economia europeia saiu da recessão na primavera (hemisfério norte) do ano passado.

continua após publicidade

"Os investimentos e o comércio exterior são responsáveis por grande parte da recuperação", explicou a agência na semana passada.
Com a reativação da demanda mundial, especialmente na Ásia, de veículos, produtos químicos e máquinas-ferramentas produzidos na Alemanha, as grandes empresas alemãs como Siemens e BMW exibem pedidos e ganhos em alta que fazem funcionar a pleno vapor as usinas e ocasionam um efeito dominó: volta das contratações, maior confiança dos consumidores.

Copyright Thomson Reuters 2009