MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

China propõe abandonar pena de morte

A China anunciou nesta segunda-feira um projeto para reduzir o número de crimes que são punidos no país com a pena de morte.   Se o projeto for aprovado, condenados por 13 crimes econômicos, não violentos, não estarão mais sujeitos à pena capital.

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.08.2010, 09:50:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A China anunciou nesta segunda-feira um projeto para reduzir o número de crimes que são punidos no país com a pena de morte.

continua após publicidade

Se o projeto for aprovado, condenados por 13 crimes econômicos, não violentos, não estarão mais sujeitos à pena capital.

continua após publicidade

A proposta reduz de 68 para 55 o número de crimes sujeitos à pena de morte.

continua após publicidade

Segundo a agência de notícias estatal Xinhua, o projeto, enviado para a aprovação do Congresso Nacional do Povo, tem o objetivo de proteger melhor os direitos humanos no país.

Ainda não há indicações sobre quando a mudança na lei poderia entrar em vigor.

continua após publicidade

Entre os 13 crimes que poderão ficar livres da pena capital pela nova legislação estão o tráfico ilegal de relíquias culturais, metais preciosos e animais raros para fora do país, atividades fraudulentas com notas fiscais e letras de crédito e evasão de impostos, entre outros.

continua após publicidade

“Considerando a atual realidade econômica e de desenvolvimento social da China, a remoção apropriada da pena de morte de alguns crimes econômicos não violentos não afetará negativamente a estabilidade social ou a segurança pública”, afirmou Li Shishi, diretor da Comissão de Assuntos Legislativos do Congresso Nacional do Povo.

continua após publicidade

Sensibilidade

A China não revela oficialmente o número de pessoas executadas a cada ano, mas organizações internacionais acreditam que esse número possa chegar aos milhares.

continua após publicidade

Se esse número for verdadeiro, a China sozinha executaria mais condenados do que todos os outros países do mundo juntos.

Os líderes do país parecem mostrar sensibilidade às críticas internacionais ao excesso de execuções.

Em 2007, a China já havia alterado suas leis para garantir que todas as sentenças de morte tivessem que ser aprovadas pela Suprema Corte do Povo, a mais alta instância judicial do país.

Essa mudança teria levado imediatamente a uma redução no número de execuções.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "China propõe abandonar pena de morte "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!