MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

China retira mais de 125 mil pessoas de área inundada

Autoridades chinesas retiraram mais de 125 mil pessoas de suas casas na Província de Liaoning, no nordeste da China, por causa da elevação das águas do rio Yalu, que marca a fronteira com a Coreia do Norte. No país vizinho, 5.000 pessoas tiveram que ab

Da Redação

·
 Helicóptero de resgate sobrevoa cidade inundada na fronteira entre China e Coreia do Norte, neste sábado (21)
Icone Camera Foto por Reuters/21.08.2010
Helicóptero de resgate sobrevoa cidade inundada na fronteira entre China e Coreia do Norte, neste sábado (21)
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.08.2010, 02:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Autoridades chinesas retiraram mais de 125 mil pessoas de suas casas na Província de Liaoning, no nordeste da China, por causa da elevação das águas do rio Yalu, que marca a fronteira com a Coreia do Norte. No país vizinho, 5.000 pessoas tiveram que abandonar a área.

continua após publicidade

Neste sábado (21), 64 mil pessoas já haviam sido retiradas da cidade de Dandong, também no nordeste da China, por causa das enchentes. Ao menos quatro pessoas morreram e uma permanece desaparecida.

O Centro Meteorológico Nacional prevê mais chuva para a região de Liaoning nas próximas 24 horas, o que pode piorar a situação dos desabrigados e obrigar a novas retiradas.

continua após publicidade

Equipes da defesa civil também alertam para a possibilidade de deslizamentos de terra, que nos últimos dias mataram mais de mil pessoas em diversas regiões da China.

As chuvas também fecharam estradas e causaram interrupções nas linhas de energia elétrica e telefone, o que dificulta o acesso e a comunicação de equipes de resgate.

A China enfrenta a pior temporada de chuvas dos últimos 12 anos, com mais de 3.400 mortos contabilizados desde maio. Em 1998, inundações de rios locais mataram mais de 4.000 chineses e deixaram milhões de desabrigados.

continua após publicidade

Coreia do Norte usa navios para retirada

Aviões e navios militares norte-coreanos se movimentaram em direção à cidade fronteiriça de Sinuiju – perto de Dandong, na China - para resgatar moradores isolados que, segundo equipes de resgate, estavam "entre a vida e a morte".

As inundações paralisaram o tráfego e causaram "vários danos materiais" em solo norte-coreano. Além disso, obrigaram a população "a se refugiar nos telhados das casas e em colinas", segundo a agência KCNA.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "China retira mais de 125 mil pessoas de área inundada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!