MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Irã inaugura usina nuclear construída com apoio da Rússia

O Irã inaugurou neste sábado (21) a usina nuclear Bushehr, sua primeira instalação do tipo, informou a agência nuclear russa Rosatom. A unidade foi construída por engenheiros russos no porto de Bushehr, apesar das sanções internacionais que pesam sob

Da Redação

·
 A usina de Bushehr começou a ser construída pelos alemães em 1974, mas só foi concluída pelos russos 36 anos depois
Icone Camera Foto por Raheb Homavandi/21.08.0210/Reuters
A usina de Bushehr começou a ser construída pelos alemães em 1974, mas só foi concluída pelos russos 36 anos depois
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.08.2010, 12:35:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Irã inaugurou neste sábado (21) a usina nuclear Bushehr, sua primeira instalação do tipo, informou a agência nuclear russa Rosatom.

continua após publicidade

A unidade foi construída por engenheiros russos no porto de Bushehr, apesar das sanções internacionais que pesam sobre o programa nuclear do Irã, acusado de perseguir objetivos militares.

continua após publicidade

O chefe do programa atômico iraniano, Ali Akbar Salehi, e o chefe da Rosatom, Serguei Kirienko, assistiram à cerimônia oficial, que conta com a aprovação da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA).

Irã e Rússia garantem que Bushehr será destinada unicamente a gerar eletricidade e que suas instalações não podem ser utilizadas para fins militares.

continua após publicidade

Salehi disse que este sábado é um dia "histórico e inesquecível" para o Irã, e agradeceu à Rússia por sua cooperação na construção e transferência de tecnologia nuclear.

continua após publicidade

- Apesar de todas as pressões e sanções impostas pelos países ocidentais, somos testemunhas do início dos trabalhos do maior símbolo das atividades nucleares pacíficas iranianas.

continua após publicidade

As 82 toneladas de combustível nuclear russo foram transportadas até a câmara do reator da central, que tem 1.000 megawatts de potência.

Kirienko explicou que as barras de combustível de urânio serão carregadas no reator nas próximas semanas, e que a central começará a gerar eletricidade antes do fim deste ano, vários meses antes do previsto.

continua após publicidade

Projeto original é alemão

continua após publicidade

A companhia alemã Siemens começou as obras de Bushehr em 1974, mas teve que suspender o projeto devido à Revolução Islâmica no Irã em 1979.

continua após publicidade

Os técnicos do projeto atual aproveitaram os alicerces da planta original e os equipamentos utilizados usados pela companhia alemã.

A corporação russa AtomStroyExport retomou a construção após assinar um contrato com o Irã em fevereiro de 1998. Os atrasos, no entanto, se tornaram uma constante, principalmente por causa das suspeitas da comunidade internacional sobre a existência de um programa nuclear militar iraniano.

Sobre as críticas dos Estados Unidos e de Israel, a Rosatom insiste que as duas fases do ciclo nuclear da planta que podem ser utilizadas tanto com fins civis como militares - o enriquecimento de urânio e a reciclagem do combustível nuclear utilizado para o funcionamento da central - são feitas em território russo.

O Irã deu garantias escritas de que o combustível será empregado exclusivamente na central para gerar eletricidade. Além disso, Moscou e Teerã assinaram, no início de 2005 um protocolo sobre a devolução à Rússia do combustível nuclear utilizado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Irã inaugura usina nuclear construída com apoio da Rússia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!