Geral

Corpo de Ferreira Gullar é levado à ABL em cortejo pelo centro do Rio

Da Redação ·
Corpo de Ferreira Gullar é levado à ABL em cortejo pelo centro do Rio. Foto: Reprodução
Corpo de Ferreira Gullar é levado à ABL em cortejo pelo centro do Rio. Foto: Reprodução

O corpo do poeta, ensaísta, crítico de arte, tradutor, biógrafo e colunista da Folha Ferreira Gullar ganhou cortejo público pelas ruas do centro do Rio na manhã desta segunda-feira (5).

continua após publicidade

Parentes e amigos aplaudiram no momento em que o caixão deixou o salão da Biblioteca Nacional em direção à Academia Brasileira de Letras, a 450 metros de distância. O grupo acompanhou o cortejo carregando flores.

Ao chegar, o cortejo foi recebido por uma ABL cheia. Entre os presentes estava o ex-deputado Fernando Gabeira.

continua após publicidade

"Foi um grande poeta, um grande brasileiro e um grande maranhense, muito devotado ao seu Estado. Simplesmente um dos maiores poetas que a Academia já teve. Recentemente foi um articulista muito lúcido sobre o país, além de ter feito parte da resistência na década de 60", disse Gabeira.

Também esteve presente o ministro da Defesa Raul Jungmann. "Meu primeiro contato com Gullar foi aos 17 anos. Foi alguém que conheci a distancia pela poesia e, mais tarde, pessoalmente. Sua obra nos enriquece", disse Jungmann. À tarde, o corpo do poeta seguirá para o mausoléu da ABL no Cemitério São João Batista, em Botafogo, na zona sul, onde será enterrado.