MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Romênia teme que expulsão de ciganos gere xenofobia

O ministro de Relações Exteriores da Romênia, Teodor Baconschi, disse hoje que ainda espera que a expulsão de ciganos romenos da França seja feita sob os termos da lei. Ele também se diz preocupado com o possível uso político do assunto, bem como com a

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.08.2010, 18:09:00 Editado em 27.04.2020, 20:58:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro de Relações Exteriores da Romênia, Teodor Baconschi, disse hoje que ainda espera que a expulsão de ciganos romenos da França seja feita sob os termos da lei. Ele também se diz preocupado com o possível uso político do assunto, bem como com as possíveis consequências discriminatórias para a minoria.

continua após publicidade

O governo francês programou para a amanhã o primeiro voo fretado que deportará ciganos que viviam em acampamentos ilegais de volta para Romênia e a Bulgária. "Quero expressar minha preocupação pelo risco de uma reação populista e com a geração de reações xenófobas, com uma crise econômica como pano de fundo", disse Baconschi, à rádio RFI.

continua após publicidade

Em resposta, o ministro das Relações Exteriores da França, Brice Hortefeux, disse que Paris e Bucareste estão colaborando estreitamente na questão. Na semana passada, o braço da Organização das Nações Unidas (ONU) contra o racismo expressou seu temor com as operações francesas contra os ciganos romenos e búlgaros.

continua após publicidade

A ONU também se diz preocupada com outra das propostas do presidente francês Nicolas Sarkozy, de revogar a cidadania francesa de pessoas de origem estrangeira que coloquem em risco a vida dos policiais.

Cristian Boti, um cigano romeno de 24 anos de idade e pai de dois filhos, vive na França desde 2003, passando de um acampamento a outro enquanto ganha a vida recolhendo lixo e sucata. Boti diz que existe muito menos discriminação contra os ciganos na França do que na Romênia. "Se me mandam de volta para Romênia, volto para cá", afirmou, ante a possibilidade de ser deportado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Romênia teme que expulsão de ciganos gere xenofobia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!