Geral

Crescem multas por invasão a corredor e faixa de ônibus em SP

Da Redação ·

REGIANE SOARES

continua após publicidade

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O número de multas por invasão de faixa ou corredor de ônibus mais que dobrou em agosto deste ano em comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados do Painel Mobilidade Segura, da gestão Fernando Haddad (PT). Em agosto de 2015 houve 60.081 infrações, contra 123.193 aplicadas em agosto de 2016 alta de 105%.

Se considerar as multas registradas apenas por radar, excluindo as aplicadas pelos agentes de trânsito, o aumento foi ainda maior: 148%. Passou de 30.972 aplicadas em agosto do ano passado para 76.890 no mesmo mês deste ano. Invadir faixa ou corredor de ônibus é infração gravíssima, em que o motorista soma sete pontos na habilitação e paga multa de R$ 293,47.

continua após publicidade

Segundo o engenheiro e especialista em trânsito Sérgio Ejzenberg, o crescimento do número de multas pode estar relacionado ao aumento do número de radares instalados na cidade. A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) atribuiu o aumento ao desrespeito dos motoristas. "Quanto mais se fiscaliza, mais se flagram irregularidades. Mas é preciso muito cuidado para essa fiscalização não virar um caça-níquel", diz.

Para Ejzenberg, não faz sentido os motoristas ficarem menos obedientes às leis de trânsito, uma vez que o objetivo da fiscalização é mudar o comportamento dos infratores e diminuir as multas. A tendência dos motoristas é se acostumarem com a fiscalização e cometerem menos infrações. Se a fiscalização não muda o comportamento, está errada", disse.

Os dados mostram ainda crescimento de mais de 30% nas multas por ultrapassar a velocidade máxima em mais de 50% do permitido. Foram 5.499 em agosto de 2015 e 7.227 em agosto deste ano.

continua após publicidade

TOTAL DE MULTAS

Considerando todos os tipos de infrações, foram registradas 1.252.856 multas em agosto do ano passado, contra 1.250.006 em agosto deste ano, uma queda de 1,5%. Porém, no acumulado de janeiro a agosto, o total de multas subiu quase 30%, passando de 7.989.264 em 2015 para 10.357.451, em 2016.

RESPOSTA

continua após publicidade

A CET atribuiu o aumento do número de multas por invasão a faixa ou corredor de ônibus, em agosto deste ano em comparação ao mesmo mês do ano passado, ao desrespeito dos motoristas à legislação de trânsito.

A companhia não respondeu o questionamento feito pela reportagem sobre o número de radares que flagravam esse tipo de infração em agosto do ano passado e em agosto deste ano. Sem essa informação, não é possível dizer que o crescimento de multas está relacionado ao aumento do número de radares instalados na cidade.

A companhia informou apenas o número de radares em funcionamento atualmente. Segundo a CET, em outubro deste ano a capital tinha 870 radares em operação, distribuídos por 973 locais de fiscalização eletrônica.