Geral

Tubarões de duas cabeças estão se tornando comuns; causa é desconhecida

Da Redação ·
Um embrião de tubarão com duas cabeças. Foto: The independent
Um embrião de tubarão com duas cabeças. Foto: The independent

Um crescimento no número de espécimes de tubarões nascidos com duas cabeças na natureza foi registrado nos últimos anos por cientistas. Entretanto, estes ainda não foram capazes de chegar a um consenso a respeito da causa de tal fenômeno.

continua após publicidade

Após estudar vários embriões com ou sem tal condição, o especialista Valentín Sans Coma afirmou que mutação genética seria a causa mais provável, uma vez que os filhotes que apresentavam a característica em questão não haviam sido expostos a nenhum tipo de infecção, produto químico ou radiação.

Até então, vários cientistas haviam apresentado diferentes possibilidades, tais como: infecções virais, poluição, bem como desordens metabólicas.

continua após publicidade

Pesca em excesso
Depois de estudar espécimes de tubarões de diferentes espécies afetados pela mesma condição, a cientista marinha Nicolas Ehemann chegou à conclusão de que a causa seria a pesca em excesso, uma vez que esta diminui a quantidade de genes da população, fazendo com que desordens semelhantes se tornem mais comuns.

Além de terem a árdua tarefa de decifrar tal enigma, os pesquisadores da área também passam dificuldade no que se refere aos espécimes, uma vez que tubarões com duas cabeças tendem a viver muito pouco, dificultando os estudos.

Com informações do The Independent