Geral

Presidente do Paraguai deixa hospital em São Paulo

Da Redação ·

O presidente do Paraguai, Fernando Lugo, teve alta na manhã deste sábado (14) no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. Ele estava internado ali desde a última terça-feira para tratar de um câncer linfático.

continua após publicidade

Em declarações à imprensa em sua saída, Lugo afirmou que está “renovado e com uma perspectiva muito alta de recuperação”, informou a agência de notícias France Presse.

continua após publicidade

- Esse tratamento durará alguns meses e vamos segui-lo ao pé da letra para ficar bem.

continua após publicidade

O presidente chegou a São Paulo para confirmar o diagnóstico da doença, detectada por um dermatologista no Paraguai depois que Lugo percebeu um gânglio na região da virilha.

Em São Paulo, os médicos confirmaram esse diagnóstico e também a hipótese de que a doença havia atingido uma parte da coluna vertebral. Nesta sexta-feira, o presidente passou pela primeira sessão de quimioterapia no hospital paulistano.

continua após publicidade

Lugo, de 59 anos, tem um linfoma não Hodgkins, que afeta o sistema linfático, responsável pela formação de parte do sistema imunológico (veja infográfico abaixo).

continua após publicidade

O tratamento deve durar de quatro a seis meses, e o presidente terá que passar por mais cinco sessões de quimioterapia.

Segundo o jornal paraguaio ABC Color, Lugo deve retornar a São Paulo após a terceira sessão para examinar a evolução do tratamento.